quinta, 28 de março de 2024
Geral
06/12/2018 | 16:26

Itapema sediará 1º Festival de Surf Inclusivo

Festival estará aberto para crianças e jovens com síndrome de Down, autismo, paralisia infantil e outras deficiências físicas e intelectuais

 

Uma galerinha especial vai pegar muita onda no próximo domingo (09/12), em Itapema, durante o 1º Festival de Surf Inclusivo.  Diferente de outros eventos realizados recentemente, o festival estará aberto para crianças e jovens com síndrome de Down, autismo, paralisia infantil e outras deficiências físicas e intelectuais. Ao todos serão disponibilizadas 60 vagas.

 

“Buscamos com esse festival a inclusão de crianças e pais no universo das deficiências físicas e intelectuais, para que através do voluntariado tomem conhecimento das particularidades e desafios de ter um filho com deficiência”, conta o organizador do evento e professor de surf, Tulio Ferri.

Como a intenção é gerar uma inclusão total, crianças e jovens consideradas “sem deficiências“, serão treinadas para atuar em diferentes setores do evento, como juízes, entrega de lycras e outras atividades, desta maneira, integrando todos participantes.

Márcio Abimael da Costa, é pai do pequeno Benjamim, de quatro anos de idade, que é autista. O menino surfou pela primeira vez no ano passado.  “O ponto a ser destacado no festival é que nós, como pais e familiares de autistas, não sentimos a pressão que normalmente sentimos em ambientes públicos, pois se eles chorarem, fizeram estereotipia, etc , não ocorrerá preconceito ou julgamento por ninguém, pois todos  entenderão perfeitamente o que está ocorrendo.”, contou. 

As ações realizadas pelo surf de inclusão têm chamado a atenção de estudiosos sobre o assunto. Um pesquisador de extensão da UFRJ estará em Itapema durante o evento. A ideia é começar um projeto social que também será um projeto de pesquisa e terá a participação de ambas as entidades.

Além da participação destes atletas amadores mais do que especiais, o Festival de Surf Inclusão contará ainda com a presença do surfista de onda grande, Derek Rabelo, que é cego. Ele virá do Espírito Santo especialmente para o evento. A animação musical ficará por conta do cantor Nego Joe, que fará um show acústico para os participantes.

O 1º Festival de Surf Inclusão tem como patrocinadores Santacosta, Aster, Dekinha, Guabifios, Farmagil, Surfe Radical, Maori surfriders, Planejando Eventos, Balneário Contabilidade, CJ Training, Maori, Osmari supermercados, Reall Imóveis, Panificadora Chumbinho, Maternidade e Hospital Santa Luíza, Unika gráfica e Vitrine Modas. O evento conta com o apoio da DRONE FLY e Prefeitura de Itapema.  

As inscrições para o 1º Festival de Surf Inclusão podem ser feitas pelo e-mail: surfescola@yahoo.com


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS