quinta, 28 de março de 2024
Geral
03/12/2018 | 10:05

Ampliação da vacina contra Febre Amarela começa hoje

A partir de hoje (03), a vacinação contra a Febre Amarela será ampliada no Município de Itajaí. A dose única é indicada para crianças de nove meses até pessoas de 59 anos, que devem comparecer a uma Unidade Básica de Saúde com a carteira de vacina em mãos. Para quem está com esta vacina em dia, o procedimento não é necessário.

Clique aqui e confira o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde.

Itajaí não possui casos da Febre Amarela atualmente. Porém, com a chegada do verão e a existência de regiões com epidemias no país, como os estados do Sudeste, a doença poderá se expandir. É possível traçar a rota de dispersão do vírus e prever as próximas regiões atingidas, com uma probabilidade que até o fim de 2018 o vírus poderá afetar Santa Catarina. A única forma de prevenção é a vacina.

No entanto, existem contraindicaçãoes para gestantes, mulheres que amamentam crianças menores de seis meses (suspender o aleitamento materno por 10 dias após a vacinação) e pessoas acima de 60 anos.

Além disso, existem restrições aos seguintes quadros: histórico de reação anafilática a ovo de galinha e derivados; imunodepressão permanente ou transitória, induzida por doenças (neoplasias, AIDS, infecção pelo HIV com comprometimento da imunidade), ou por tratamento (drogas imunossupressoras por mais de duas semanas, radioterapia); indivíduos com doenças de etiologia potencialmente autoimune e pacientes com doença neurológica de natureza desmielinizante; e pacientes transplantados de células tronco hematopoiéticas (medula óssea).

Em caso de situação de surto ou viagem para áreas com a doença, o risco/benefício nos casos acima será avaliado e as vacinas serão liberadas somente com prescrição médica.

Outras doenças

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, também orienta para que as pessoas aproveitem o momento e recorram às vacinas Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba), Difteria e Tétano, Hepatite B, HPV e Meningo C.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS