sexta, 19 de abril de 2024
Geral
01/12/2018 | 20:05

Macroalga volta a aparecer na Praia Central em Balneário Camboriú

A ocorrência é semelhante à da semana passada, registrada no Pontal Norte, porém hoje apareceu na Barra Sul. A Ambiental já está fazendo a limpeza da praia e foi feita coleta do material, mas ainda não houve identificação para confirmar todas as espécies.

Na última semana, de acordo com os professores Marcio Tamanaha e Débora Bernardes, da Univali, foi identificada a presença de Bryopsis sp., um gênero diferente do que tinha ocorrido nos meses anteriores deste ano. Este gênero ocorre normalmente em água salobra com elevado grau de trofia e possui uma cor verde escura, o que por consequência intensificou a coloração da mancha. “Na semana passada havia também a microalga Amphitetras antideluviana, bentônica, que já ocorre normalmente e estava em maior densidade. Desta vez, acreditamos que a macroalga é a mesma”, avaliou a diretora de Desenvolvimento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Maria Heloísa Furtado Lenzi. Os pesquisadores ainda não sabem de onde as algas estão vindo. Elas não são prejudiciais aos banhistas.

Em breve será lançado um termo de referência para contratação de estudos que possam subsidiar ações com relação aos Briozoários e Diatomáceas, espécies exóticas, que nos últimos anos, estão mais frequentes na Orla da praia Central.

Entre as ações que serão executadas estão o monitoramento da avifauna, de microrganismos, dos cetáceos, da dispersão da pluma de sedimentos, da pesca artesanal, do clima de ondas e da dinâmica praial e levantamento arqueológico subaquático. “Esse conjunto atende as condicionantes da Licença Ambiental que o Instituto do Meio Ambiente (IMA) emitiu para a Alimentaçao Artificial da Praia Central, mas mais do que isso, nos respalda para garantir o monitoramento da praia, posterior a intervenção”, detalhou Maria Heloísa.


Estudos ambientais

Desde o começo de 2018, o Município e duas instituições de ensino realizam estudos para tentar localizar colônias de diatomáceas e briozoários, organismos marinhos que aparecem na Praia Central de Balneário Camboriú. Iniciado em janeiro, o estudo para localizar os organismos exóticos é desenvolvido em parceria entre a SEMAM, Univali e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Com ajuda da Empresa Ambiental é feito o monitoramento diário das arribadas na praia. Além disso, já ocorreram atividades para identificar onde estão fixados os organismos marinhos, com uso de embarcação e do equipamento Trenó Oceanográfico de Reboque (TOR), que faz filmagens do fundo do mar. Mergulhadores também auxiliam.

Até o momento, os pesquisadores não localizaram as colônias de diatomáceas e briozoários no fundo do mar. Quando surgem na praia, os organismos estão desprendidos das colônias e mortos. As arribadas de diatomáceas e briozoários foram vistas pela primeira vez em Balneário Camboriú em 2004.

O Município irá implantar uma série de ações, por meio de programas ambientais, com o principal objetivo de restabelecer a qualidade ambiental da praia, a recuperação da vegetação de restinga e o monitoramento da qualidade da água.

#balneariocamboriu #praia #verao #turista

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS