sábado, 20 de abril de 2024
Geral
23/11/2018 | 18:14

Itajaí promove semana de mobilização contra o Aedes aegypti

O Município de Itajaí realiza na próxima semana uma grande mobilização de combate ao Aedes aegypti. A partir de segunda-feira (26), unidades básicas de saúde, escolas e creches estarão engajadas na campanha #ItajaíContraDengue com ações de prevenção e conscientização para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Itajaí não registra casos autóctones de dengue (quando a doença é contraída dentro do município) há mais de um ano.

> Leia mais notícias sobre Saúde

A iniciativa da Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Vigilância Epidemiológica e Núcleo de Controle de Zoonoses, vai mobilizar todo município em prol do controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti no período mais crítico do ano, o verão.

Durante toda semana, estão programadas atividades educativas, palestras, distribuição de folders, rodas de conversa, brincadeiras, entre outras ações, nas escolas, creches e unidades de saúde. As melhores ideias desenvolvidas na semana serão premiadas.

> Itajaí melhora índice de monitoramento do Aedes aegypti

A semana de mobilização encerra na sexta-feira (30) com o Dia D de combate ao Aedes aegypti. Das 9h às 11h, haverá 15 pontos de blitze de conscientização pela cidade com participação das escolas municipais e das unidades de saúde, além de apoio da Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran). Também pela manhã, integrantes da Associação Náutica de Itajaí (ANI) farão uma limpeza na avenida Beira-rio, no entorno do Saco da Fazenda.

O encerramento do evento também contará com atividades na Escola Básica Aníbal César, das 9h às 17h. Entre as ações, a equipe do Núcleo de Controle de Zoonoses vai promover o projeto educativo Casa Sem Dengue, um jogo de tabuleiro gigante para as crianças interagirem, caça ao criadouro, piscina de bolinhas e distribuição de guloseimas e brindes. Durante a manhã, um carro de som com personagens dos mosquitos Aedes aegypti também vai circular pela cidade para sensibilizar a população.

Capacitação

A Secretaria de Saúde de Itajaí promove, por meio do Programa de Educação Permanente em Saúde de Itajaí (PEPSI) e o Núcleo de Controle de Zoonoses, o 1º Seminário Municipal “As arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e o Aedes aegypti” para médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes de endemias do município. O evento ocorre nos dias 04 e 06 de dezembro, das 13h30 às 17h30, no auditório da Superintendência do Porto de Itajaí.

A capacitação será ministrada pelo médico infectologista Pablo Sebastian, pela bióloga da DIVE-SC, Gabriele Galvan, e pela enfermeira do Núcleo de Zoonoses de Itajaí, Simone Menegaz Veit. Os palestrantes abordarão o manejo clínico e a classificação de risco dos casos suspeitos, a situação entomológica e a biologia do vetor, além de apresentar a situação epidemiológica de Itajaí. Após as apresentações, os participantes poderão debater os assuntos e esclarecer dúvidas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site Form SUS: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=43302.

Sem dengue há mais de um ano

Itajaí está sem registro de casos autóctones de dengue há um ano e quatro meses – último ocorreu em julho de 2017. Em 2018, até o momento, foi registrado apenas um caso autóctone de febre chikungunya. Os números são fruto do trabalho intenso dos agentes de combate a endemias, que neste ano já realizaram 262.435 visitas a residências, comércios, terrenos baldios, armadilhas e pontos estratégicos.

Em 2018, a Secretaria de Saúde de Itajaí também contratou mais 25 agentes de endemias para atuar no combate ao Aedes aegypti. Ao todo, são 88 profissionais trabalhando na orientação e eliminação de focos do mosquito transmissor da dengue pelo município.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS