sábado, 20 de abril de 2024
Geral
23/11/2018 | 10:35

Organismos encontrados na Praia Central são algas verdes

Foi constatado nesta quinta-feira (22) após análises de técnicos da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) e de professores e pesquisadores do departamento de oceanografia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que os organismos que apareceram na manhã de quarta-feira (21), na Praia Central, na região do Pontal Norte, são Filo Chlorophyta (algas verdes), do gênero Cladophora.

A alga foi constada em todas as amostras coletadas na água do mar e do Rio Marambaia, e do material em suspensão na água que aderiu aos rochedos e na areia da praia. “Ainda não conseguimos identificar a espécie. Os especialistas ficaram na dúvida entre C. pellucida, C. laetvirens e C. rupestri. Para ter certeza serão necessários estudos mais aprofundados, incluindo profissionais mais especializados”, comentou o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

A análise também pôde constatar que a alga não é prejudicial aos banhistas que entraram em contato com o organismo. “Com uma análise mais aprofundada, poderemos descobrir porque o organismo apareceu em grande quantidade na Praia Central”, completou o diretor-geral.

Na manhã desta quarta-feira, a Emasa e as Secretarias de Meio Ambiente e Obras, acompanhados da Univali, estiveram no local para verificar o organismo. Com o auxílio de caminhões, o local foi limpo e o material recolhido pela Secretaria de Obras.

Ações no Rio Marambaia

Na próxima segunda-feira (26) a Emasa realizará vídeo inspeção na drenagem pluvial da Bacia do Rio Marambaia. O serviço faz parte das ações de Revitalização do Rio Marambaia e servirá para detectar e confirmar quem são os responsáveis pelo lançamento irregular de esgoto, e também o descarte de resíduos de coloração branca que são lançados pontualmente na canalização de água da chuva. A ação iniciará pela galeria pluvial localizada da Rua Protásio Caetano, percorrendo a Avenida do Estado.

Saiba mais clicando aqui.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS