sábado, 20 de abril de 2024
Geral
14/11/2018 | 10:31

Campus BC terá ação de testagem de infecções sexualmente transmissíveis

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Balneário Camboriú e o projeto de extensão Escolhas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realizam no dia 22 de novembro (quinta-feira), no Campus Balneário Camboriú, uma ação de testagem rápida e aconselhamento para sífilis, hepatite B, hepatite C e HIV. O evento, gratuito e aberto à comunidade, será em frente à Secretaria Acadêmica, das 8h às 20h.O resultado do teste sairá em cerca de 30 minutos. Professores da área da saúde da Universidade e profissionais capacitados darão a devolutiva do resultado da testagem, com orientações à prevenção e condução ao tratamento, quando necessário.

As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) estão entre os problemas de saúde mais comuns no Brasil, com maior incidência na população jovem e forma de transmissão principalmente por meio de relações sexuais sem preservativo. Por isso, além da testagem rápida o grupo do projeto Escolhas e acadêmicos voluntários entregarão kits com materiais explicativos no campus, ressaltando que Santa Catarina é o segundo estado que ocupa a maior detecção de HIV/ AIDS no Brasil. O objetivo da campanha é sensibilizar a população e reforçar a importância do uso do preservativo, além de explicar que uma das formas de diagnosticar a infecção pelo vírus dessas doenças é a realização de testes rápidos disponibilizados de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Projeto Escolhas

O projeto de extensão Escolhas capacita e qualifica profissionais da rede municipal e acadêmicos da graduação para atuarem de forma integral na promoção da saúde e prevenção ao uso de substâncias psicoativas, ISTs/AIDS, no intuito de desenvolver o protagonismo das pessoas. Neste sentido, o projeto vem desenvolvendo ações sociais de promoção e prevenção em saúde com as Secretarias Municipais de Saúde, Departamentos de Vigilância Epidemiológica e Centro de Testagem e Aconselhamento dos municípios da região.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS