sexta, 29 de março de 2024
Geral
13/11/2018 | 10:30

BC: Plano de ação para pessoas em situação de rua será apresentado nesta terça-feira

A prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social lançará nesta terça-feira (13), um programa de ação para as pessoas em situação de rua. O plano será apresentado às entidades civis organizadas do município, associações de bairro, clubes de serviços e igrejas e deverá engajar os presentes na ação para reduzir o número de andarilhos na cidade. Reuniões, de caráter consultivo, para apresentar a proposta foram realizadas com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Observatório Social e Ministério Público durante a semana passada. O evento será às 19h, no Hotel Mercure.

O crescente número de pessoas em situação de rua pela cidade provocou uma pesquisa feita pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, que levantou o número de andarilhos em circulação, o perfil e as motivações que fazem com que eles venham para Balneário Camboriú. “A pesquisa revelou que a maioria é atraído pela solidariedade da população, que por meio da doação de esmola, possibilita custear vícios”, disse a secretária Christina Barichello. A pesquisa revelou também que há quatro pontos críticos na cidade, onde há maior concentração de moradores de rua, que a maioria é homem, tem entre 18 e 45 anos, tem ensino Fundamental incompleto e é dependente químico.

O plano de ação

A proposta do plano de ação é ampliar o serviço de Assistência Social destinado a esse público e realizar uma campanha publicitária na cidade para provocar uma reflexão sobre as doações. “Em vez de dar esmola, as pessoas têm que dar oportunidade. E, isso pode ser feito por meio da Abordagem Social, um serviço 24h, que será triplicado e que conduzirá ao morador de rua as alternativas que levam a uma vida mais digna”, explicou o prefeito Fabricio Oliveira.

Ao chamar a Abordagem Social pelo 156 o morador de rua é direcionado aos serviços da Assistência Social, onde ele recebe banho, se alimenta e depois passa por análise multidisciplinar para ver qual o melhor encaminhamento. Entre os eixos do programa, estão ações de reinserção familiar, programas de empregabilidade e direcionamento às clínicas terapêuticas.

O serviço 156 é 24 horas e passará a ter três equipes de abordagem diárias. Atualmente cerca de 80 abordagens são realizadas.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS