quinta, 18 de abril de 2024
Geral
12/11/2018 | 17:27

Comunidades rurais de Itajaí devem se vacinar contra a febre amarela

Moradores das comunidades rurais de Itajaí devem fazer a vacina contra febre amarela em uma unidade de saúde. Desde o mês passado, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando a vacinação na cidade, que passou a ser área com recomendação para vacina da febre amarela, conforme orientação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual (DIVE-SC). Até dezembro, toda população será contemplada com as doses.

Os usuários das comunidades do Brilhante, Itaipava, Canhanduba, Limoeiro e Espinheiros já receberam aviso das unidades de saúde sobre a ampliação da vacinação. Devem ser vacinadas com dose única pessoas de nove meses até 59 anos. Quem já tomou a vacina, não precisa se vacinar novamente.

“Estamos reforçando esse comunicado, pois no mês da intensificação, em outubro, tivemos pouca adesão da comunidade. Foram aplicadas 2.146 doses no município”, explica a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Greyce Mayer.

Além dos moradores do interior, a comunidade do São João também começou a ser imunizada no mês passado em função do aparecimento de um macaco morto na área urbana. Porém, somente pessoas que receberam o comunicado impresso em casa devem procurar a unidade de saúde para fazer a vacinação.

A Secretaria de Saúde de Itajaí reforça que a vacina da febre amarela é a única forma de evitar a transmissão da doença. A imunização é contraindicada apenas para crianças menores de seis meses e nos casos de reação anafilática a ovo de galinha e seus derivados. Gestantes, mulheres em período de amamentação, pessoas acima de 60 anos, indivíduos portadores de HIV, pessoas com doenças autoimunes, pacientes com doença neurológica de natureza desmielinizante e pacientes transplantados de células-tronco da medula óssea só poderão receber a vacina com prescrição médica.

A febre amarela pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas costas, mal estar, calafrios, náuseas, tonturas, dor abdominal ou olhos e pele amarelados. Nesses casos, a recomendação é buscar atendimento médico o mais breve possível.

“A partir de dezembro, a previsão é que o restante da população da cidade seja vacinado, conforme cronograma da DIVE-SC. Mas todas as comunidades serão avisadas sobre o início da intensificação, até para que não haja problema com falta de vacina”, completa Greyce.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS