sexta, 29 de março de 2024
Geral
12/11/2018 | 17:26

Secretaria de Saúde de Itajaí realiza monitoramento da cobertura vacinal

A Secretaria de Saúde de Itajaí realiza, até dia 23 de novembro, o Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC) com crianças de seis meses a menores de cinco anos. A atividade de supervisão das ações de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo é recomendada pelo Ministério da Saúde desde 2012. O objetivo é avaliar a cobertura vacinal do município a partir da visita em ruas sorteadas.

Os profissionais das unidades de saúde, sob orientação da Vigilância Epidemiológica, vão verificar nos domicílios sorteados se as crianças estão com a vacinação em dia. Caso não estejam, a dose é aplicada no momento da visita. “Esse método é bastante útil para avaliação da cobertura vacinal local, já que no mês de agosto deste ano realizamos a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, superando a meta de 100%”, comenta a enfermeira Juliana de Oliveira Gastmann, responsável pela Imunização no município.

A paralisia infantil afeta principalmente crianças menores de cinco anos. A doença ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia. Embora não haja cura, a poliomielite pode ser prevenida pela vacinação, reduzindo assim a circulação do vírus no país. Já o sarampo é um dos principais responsáveis pela mortalidade infantil em países subdesenvolvidos. Seus sintomas incluem febre e manchas no corpo.

As vacinas para o sarampo são dadas na infância – isso fez com que, em 2016, o Brasil tenha recebido da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. No entanto, neste ano o Brasil voltou a enfrentar surtos de sarampo em Roraima e Amazonas.

“Acreditamos que a vacinação da população é a principal arma contra essas doenças e muitas outras, como febre amarela, tétano, rubéola, coqueluche, hepatite B, entre outras vacinas que são contempladas no calendário vacinal”, explica Juliana.

Por isso, além de verificar a vacinação de crianças de seis meses a menores de cinco anos, que é o objetivo do MRC, a equipe vai aproveitar a oportunidade para verificar a carteira de vacinação de todos os moradores da residência. A intenção é orientar para que todos completem o calendário vacinal e fiquem imunizados.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS