quinta, 28 de março de 2024
Geral
08/11/2018 | 15:10

Ocupação Itajaí Criativa oferece quatro atividades culturais gratuitas

O Projeto Itajaí Criativa traz uma programação recheada de atrações culturais e totalmente gratuitas para o mês de novembro. São dois workshops de formação teatral, uma leitura encenada do texto “A filha da...”, do autor catarinense Carlos Eduardo Silva, e a encenação de Índice 22, o mais novo espetáculo da Téspis Cia de Teatro.

O workshop “Atuação” acontece nos dias 10 e 11, sábado e domingo. Os encontros são divididos em duas etapas, sendo a primeira voltada a exercitações psicofísicas (relação e reconhecimento corporal individual, relação entre os participantes e com o espaço) e a segunda focada no levantamento de material criativo para uma cena que será montada coletivamente. Já o workshop “Ação Vocal” será realizado nos dias 24 e 25. Nesse fim de semana, os alunos aprenderão ferramentas para desenvolver a expressividade vocal para o teatro. As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo e-mail itajaicriativa@gmail.com.

A leitura encenada da comédia “A Filha da…” será realizada no dia 23, sexta-feira. A obra é de Carlos Eduardo Silva, um dos mais importantes autores catarinenses deste século. Com o texto, o autor venceu o Prêmio de Dramaturgia do Ministério da Cultura no ano 2000. O público é convidado a levar uma garrafa de vinho para degustar após a leitura, em um bate papo sobre dramaturgia e teatro.

“Nosso objetivo com o projeto é oferecer para a comunidade a possibilidade de assistir espetáculos de teatro e também de participar de oficinas de formação de forma gratuita e continuada. A ideia surgiu a partir do desejo de que a comunidade saiba o que acontece nesse espaço que, além de ser a sede da Téspis Cia. de Teatro, também oferece várias possibilidades de cursos e apresentações. O projeto é um convite. A abertura da nossa residência artística para todos aqueles que têm o desejo de ajudar a construir mais um espaço de arte e cultura na cidade”, explica Max Reinert, um dos fundadores da Téspis Cia de Teatro.

O espetáculo “Índice 22” encerra a programação de novembro nos dias 24 e 25, sábado e domingo. O trabalho autoral da Téspis Cia de Teatro comemora os 30 anos de carreira de Denise da Luz, uma das atrizes pioneiras no teatro em Itajaí. A peça reflete a espetacularização da violência em nosso cotidiano através das relações sociais. Escrito e dirigido por Max Reinert, o texto representará o Brasil em Encontro Internacional de Dramaturgia Emergente, através de leituras encenadas em três países da América Latina.

 

Sobre Ocupação Itajaí Criativa

Em 2018 a Itajaí Criativa – Residência Artística abriu as portas para uma programação totalmente gratuita, com atrações até dezembro. A programação completa está disponível no site www.itajaicriativa.com.br. Os agendamentos para levar turmas de estudantes nas apresentações e inscrições para os workshops podem ser feitas pelo e-mail itajaicriativa@gmail.com.

A Itajaí Criativa – Residência Artística é ponto de encontro de diversos artistas e seus públicos. Um espaço cultural fundado em 2016 no centro de Itajaí, num casarão tombado como patrimônio histórico localizado no número 222 da Rua Dr. Pedro Ferreira.

O “Ocupação Itajaí Criativa” é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura de Itajaí, com renúncia fiscal da Unimed Litoral. E apoio da Barbieri Litoral e Univali Fm.  A manutenção da Itajaí Criativa – residência artística é patrocinada pela PROCAVE – Empreendimentos e Incorporações.

 

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

O que: Workshop “Atuação”

Quando: Dia 10 (sábado) – das 14h às 18h e dia 11 (domingo) – das 14h às 19h

 

O que: Leitura encenada de “A Filha da…” de Carlos Eduardo Silva

Quando: Dia 23 (sexta-feira) – 20h

 

O que: Workshop de “Ação Vocal”

Quando: Dia 24 (sábado) – das 14h às 18h e dia 25 (domingo) – das 14h às 19h

 

O que: Espetáculo “Índice 22”

Quando: Dias 24 e 25/11 (sábado e domingo) – 20h

 

Onde: Itajaí Criativa – Residência Artística

Rua Dr. Pedro Ferreira, 222 - centro - Itajaí, SC

Inscrições: itajaicriativa@gmail.com

 

Mais informações: (47) 9 9990 1516


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS