quinta, 18 de abril de 2024
Geral
06/11/2018 | 14:24

Univali desenvolve projeto de engenharia civil da nova sede da Advir

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), por meio da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia, está prestando apoio técnico à Associação de Deficientes Visuais de Itajaí (Advir), com o desenvolvimento do projeto civil da nova sede da entidade. Acadêmicos do curso de Engenharia Civil trabalham na proposta desde 2017, sob a responsabilidade técnica e coordenação do professor e engenheiro civil Moacir de Oliveira Junior.

O trabalho do grupo da Univali consiste na elaboração dos projetos para a obtenção de todas as licenças necessárias junto aos órgãos públicos competentes e também na produção dos projetos executivos em BIM (Building Information Modem), para viabilizar o empreendimento. Inicialmente, foi realizado um concurso para estimular entre os acadêmicos a participação, com a apresentação de ideias. De acordo com o professor, a partir da competição surgiram projetos que receberam lapidações e foram compilados na proposta. Dois trabalhos de conclusão de curso também tiveram como tema a nova sede da Advir. De forma geral, por meio das disciplinas Escritório Modelo e Instalações Prediais, cerca de 200 acadêmicos já tiveram contato e a oportunidade de propor melhorias no projeto, conhecendo e envolvendo-se com a realidade da organização.

Moacir de Oliveira Junior explica que o projeto de engenharia civil resulta de uma construção coletiva, houve pelo menos quatro reuniões entre a equipe da Univali e a direção da entidade, para afinar e adequar a proposta com a realidade da organização, de maneira que a estrutura atenda o seu propósito. Os estudantes fizeram um estudo de viabilidade, com previsão de custos da edificação, compararam com outras obras similares, apontaram os itens mais relevantes e refinaram os itens com orçamento. Agora, cada grupo trabalha em uma área e, ao final do semestre, todos entregarão um orçamento com um cronograma.

"Está sendo uma experiência muito interessante. Às vezes, a gente quer ajudar uma entidade, uma causa social, mas não sabemos como. Estou feliz, pois sei que estou dando o melhor de mim, naquilo que realmente sei fazer, que é a minha vocação", revela o professor e engenheiro.

Os representantes da diretoria da Advir, Alvacir Paulo da Silva, presidente, e Dalmir Augusto da Silva, vice-presidente, afirmam que procuraram a Universidade, no ano passado, para buscar apoio técnico relativo à construção da nova sede visando também uma parceria futura de forma transdisciplinar. "É uma questão de troca, vemos um universo amplo de possibilidades que podemos realizar juntos", comenta o vice-presidente.

A entidade montou uma comissão específica para tratar da nova sede, que conta com o apoio de profissionais voluntários. O grupo está segmentado em áreas e o professor Moacir assumiu a parte da engenharia civil. No próximo ano, a Advir completa 25 anos e a expectativa é de que a obra da nova sede inicie o quanto antes e encerre em 12 meses. Em paralelo, um grupo atua para captar recursos que garantam a construção. "Foi tudo pensado a partir da nossa necessidade. A Univali superou as nossas expectativas em termos de tempo, envolvimento e qualidade", ressalta o presidente da entidade.

Nova sede

O empreendimento terá aproximadamente dois mil metros quadrados de área distribuídas em três pavimentos. O terreno, doado pelo Município de Itajaí, está localizado próximo à Câmara de Vereadores de Itajaí e a Sede da OAB Itajaí, no bairro Carvalho. Haverá salas de aula, auditório, cozinha, um ambiente que abrigará o "Túnel das Sensações, uma quadra e piscina, para prática de atividades de fortalecimento e preparo físico dos associados atendidos, entre eles há paratletas. A sede também contará com sistema para aproveitamento da água da chuva e um espaço onde, no futuro, pensam em instalar uma gráfica em braile.

Advir

A ADVIR é uma entidade de assistência social, sem fins lucrativos, que proporciona ao deficiente visual acesso ao lazer, ao desporto, à cultura e à reabilitação. A entidade possui 600 associados e presta atendimento a cerca de 90 pessoas com deficiência visual dos municípios de Itajaí, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha, Balneário Camboriú e Camboriú.

 

Atualmente, está sediada na Rua Aníbal Cézar, 195, no bairro São Judas, em Itajaí. O trabalho é conduzido por professores da rede regular de ensino, profissionais da saúde e por voluntários, destinado a um público composto por crianças, adolescentes, adultos e idosos, de ambos os sexos. A Associação é conveniada com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), que cede professores, orientação e apoio. Também possui convênios em esfera municipal.

 

A Instituição ampliou seus atendimentos, oferecendo serviço de habilitação e reabilitação, com a inclusão de oficinas como AVA (Atividade de Vida Autônoma); Arte e Artesanato; Braile; Desenvolvimento Funcional da Visão; Informática Adaptada; Estimulação Visual Multissensorial; O&M (Orientação e Mobilidade); Música e Musicalização; Educação Física Adaptada; além de atividades externas que incluem passeios pedagógicos, hidroginástica, entre outros.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS