quinta, 28 de março de 2024
Geral
31/10/2018 | 14:46

Itajaí: Dentistas do município realizam ações para garantir a saúde bucal das crianças

Crianças de três a oito anos da comunidade da Itaipava são acompanhadas anualmente pela equipe de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde. Duas vezes por ano, um dentista e acadêmicos de odontologia vão até as escolas e creches para orientar as crianças sobre a escovação, realizar aplicação de flúor e avaliar a saúde bucal de cada uma. O objetivo é identificar casos que necessitam de tratamento urgente, além de incentivar a prevenção de cáries e outras doenças bucais.

O cirurgião-dentista da unidade Itaipava, Horace Houw, explica que a atividade ocorre desde 2005 na comunidade. Em média, mil crianças de três a oito anos são avaliadas por semestre nas seis unidades escolares da localidade, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

“Com essa atividade conseguimos identificar casos mais graves para priorizar o atendimento, além de prevenir e promover a saúde bucal. Também criamos um vínculo com a comunidade, as crianças já nos conhecem e são mais receptivas às orientações”, explica o profissional.

A ação possibilita identificar com maior agilidade crianças com incidência de cáries, com dores ou outros problemas, ampliando o acesso aos serviços de odontologia do município. Caso alguma situação seja identificada, o dentista aciona a escola e professores para orientar os pais a buscar atendimento na unidade.

Com o apoio de acadêmicos da Faculdade Avantis, a equipe também repassou orientações sobre higiene bucal, prevenção de cáries e do câncer bucal na sala de espera da unidade de saúde para os demais pacientes.

Ação no Costa Cavalcante

Além da Itaipava, esse acompanhamento ocorre também nas demais unidades de saúde do município por meio das equipes de saúde bucal. “Essas ações de acompanhamento são feitas continuamente pelas unidades de saúde para garantirmos a saúde bucal da população, prevenindo problemas graves e ampliando o acesso ao tratamento”, explica o gerente de Odontologia, Luiz Antônio da Cunha Silveira Filho.

Na semana passada, a equipe de Estratégia Saúde da Família da Unidade de Saúde Costa Cavalcante e o dentista Jackson de Moura Ferro Silva fizeram a avaliação de saúde bucal das crianças do CEI Divino Espírito Santo. O grupo também interagiu com os pequenos e propôs atividades lúdicas de orientação sobre higiene bucal.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS