sábado, 20 de abril de 2024
Geral
26/10/2018 | 18:17

BC: Mais de mil crianças participaram das ações da Semana de Saúde Bucal

De segunda até sexta-feira (22 a 26) foi realizada a Semana de Saúde Bucal de Balneário Camboriú. Mais de mil crianças participaram das atividades de promoção de saúde e educação, realizadas pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) em parceria com os projetos Oficinas, Histórias a Bordo, Fada do Dente e Odonto-Móvel. 

“O CEO realizou diversas ações nas escolas, unidades de saúde, centros comunitários e na quinta-feira estivemos durante todo o dia na Unidade Central falando sobre a prevenção do câncer de boca. As pessoas foram orientadas sobre como fazer o autoexame – que é bem fácil – quais pontos elas devem ficar atentas. E no local também estava o Odonto-Móvel onde alguns pacientes já foram encaminhados para fazer a avaliação. Então foi um dia muito importante porque as pessoas não tinham essa informação, elas saiam daqui surpresas”, contou a secretária de saúde, Andressa Hadad.

A atividade no Posto Central foi uma parceria com a Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD), Faculdade Avantis, e outras entidades do setor. Foram feitos 35 exames clínicos e mais de 100 orientações. “Nós viabilizamos a entrega de 500 kits odontológicos, sendo 200 infantis e 300 adultos, na campanha de Balneário Camboriú onde demos ênfase na prevenção do câncer bucal e HPV”, contou o presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas, Silvio Jorge Cecchetto.

Valter Contessoto, de 57 anos, foi para uma consulta médica no Posto Central e aproveitou para participar das atividades da saúde bucal. Ele ganhou kit de escova e pasta de dente. “É importante porque às vezes você tem algum probleminha e a gente não se dá conta. É importante essa detecção”, contou.

Nesta sexta-feira (26), a programação da semana encerrou no Lar dos Idosos, onde a Secretaria de Saúde já realiza trabalho durante todo o ano. No Brasil, o câncer mata 600 mil pessoas por ano e o câncer bucal, 6.579 pessoas/ano. Dobraram os casos de HPV (fator de risco para o câncer bucal) na última década e os jovens representam mais de 85% do total. O cirurgião-dentista, além de cuidar da saúde bucal da população, é o profissional capacitado a diagnosticar precocemente uma lesão de câncer na boca (uma afta que dura mais de 15 dias pode ser suspeita). Com mais de 310 mil profissionais no Brasil, a categoria está apta a auxiliar na conscientização e prevenção da sociedade.

O perfil dos pacientes com câncer de boca mudou nos últimos anos. A doença, que antes tinha uma incidência maior entre homens mais velhos, principalmente por causa do consumo de álcool e cigarro, agora está acometendo também homens entre 30 e 44 anos, adolescentes e idosos. Entre as mulheres, a doença também tem aumentado nessas faixas etárias, principalmente por causa da maior exposição ao sexo oral sem proteção. Por isso é importante a vacinação contra o HPV desde cedo.

Manchas e aftas que não cicatrizam em 15 dias podem ser indícios de câncer bucal. Além da boca, a doença afeta lábios e o interior da cavidade oral. A laringe também pode ser atingida, acrescendo outros 7.670 casos, com 4.141 mortes em pacientes do sexo masculino e 506, do feminino.

Sintomas do tumor são dor e dificuldade para mastigar ou engolir, dificuldade de encaixar a prótese dentária, emagrecimento e mau hálito persistente. Caroços no pescoço geralmente estão relacionados ao avanço da doença.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS