sexta, 29 de março de 2024
Geral
Imagem meramente ilustrativa
22/10/2018 | 17:03

Porto de Itajaí recebeu no final de semana 2,6 veículos importados da montadora General Motors (GM)

O final de semana que passou foi de muita movimentação no Porto de Itajaí. No sábado, 20, e domingo (21), o berço 3do Porto de Itajaí, recebeu dois navios com 2631 veículos importados da montadora General Motors (GM/Chevorlet), ambos de propriedade do Armador K-Line. Todos os veículos dos dois navios foram embarcados no Porto de Altamira, no México.

A bordo do navio POLARIS ACE, de bandeira panamenha e medindo 188 metros de comprimento por 31 de boca (largura), 1669 veículos modelo Tracker foram desembarcados. O POLARIS ACE veio do Porto de Rio de Janeiro (RJ), e atracou no berço 3 do Porto de Itajaí, às 08:30 horas de sábado. Suas manobras encerraram às 03:00 horas e às 06 da manhã onde seguiu seu destino ao maior porto marítimo no México, em Veracruz.

O navio EURASIAN HIGHWAY, de bandeira japonesa, trouxe a bordo 962veículos modelos Tracker e Equinox. A embarcação possui 199 metros de comprimento por 32 de boca (largura). Partiu do Porto de Rio de Janeiro (RJ), e atracou neste domingo (21), às 11:30 horas. Suas manobras encerraram às 20 horas e na mesma noite desatracou, às 22:30, seguindo viagem para o Porto de Santos, litoral de São Paulo.

A primeira atracação “teste” deste ano aconteceu no dia 09 de junho, e 500 veículos modelo Cruise desembarcaram pelo navio de bandeira do Panamá, APOLLON HIGHWAY.

Com estas duas operações, somam-se agora dez atracações “testes”no Porto de Itajaí, e até o momento, somando todas as dez operações, sendo 6 no berço 2 da APM Terminals (empresa arrendatária do Porto de Itajaí), e mais 4 realizadas no berço 3 (cais público), o montante de veículos desembarcados no Porto de Itajaí é de 10.725 unidades.

De acordo com a Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, nos dois desembarques, cerca de 100 veículos foram movimentados por hora, o que demonstra agilidade e eficiência na condução dos trabalhos e sem registros de avarias.

Esse tipo de movimentação em portos é conhecido pelo sistema ROLL ON ROLL OFF – quando os veículos são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária do porto.Como praxe, os veículos descem por uma rampa sendo conduzidos ao Armazém 03 onde recebem vistoria por parte de profissionais da Gerência de Operação Portuária. Em seguida se deslocam até o RAC – Recinto Alfandegado Contíguo e no local são carregados para as “Cegonheiras” e por fim, transportados aos seus locais de destino.

A montadora GM – Chevrolet, é pioneira no Brasil no seguimento de transporte marítimo de veículos. Depois de passaram pelo serviço de nacionalização tem destino programado para as regiões Sul e Sudeste do país.

O Porto de Itajaí tem histórico associado a estas operações de cargas ROLL ON – ROLL OFF quando nas décadas de 1980, 1990 e 2000, operaram com os principais Armadores que atuam nessa área.

Ainda de acordo com informações da Gerência de Operações, está previsto para o dia 30 deste mês, a atracação “ teste” do navio de bandeira panamenha, DIAMOND HIGHWAY. Ainda não informaram quantos veículos e seus respectivos modelos irão desembarcar no Porto de Itajaí.

Para o mês de novembro, a Superintendência do Porto de Itajaí e a APM Terminals ainda serão comunicadas pela montadora General Motors quanto ao cronograma de datas prevista de novos desembarques “testes”.

Acredita-se que até o final deste ano, possivelmente o Porto de Itajaí receba mais de 15 mil veículos importados pela montadora GM.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS