sábado, 20 de abril de 2024
Geral
22/10/2018 | 11:25

BC Mais Saúde para Você movimentou as unidades de saúde neste sábado

O sábado (20) foi de conscientização e prevenção ao câncer de mama e colo de útero em Balneário Camboriú. Devido ao Outubro Rosa, todas as unidades de saúde funcionaram das 8h às 17h, para mais uma edição do “BC Mais Saúde para Você”. O evento contou com consultas de enfermagem para realização de exame papanicolau (preventivo), exame clínico das mamas, solicitação de mamografia para as mulheres na idade indicada, consultas para mulheres com clínicos geral e ginecologista, ultrassom vaginal dentre outros.

Ao todo foram realizados 525 preventivos, 47 ultrassonografias transvaginal, 26 ultrassonografias das mamas, 7 eletroencefalogramas , 135 testes rápidos e foram aplicadas 58 vacinas. Foram feitas 90 consultas com médicos da Estratégia de Saúde da Família (ESF), 30 atendimentos odontológicos (prevenção do câncer de boca), 26 consultas dermato geriátrica, 16 atendimentos com o endócrino pediátrico, 31 atendimentos de fonoaudiologia pediátrica, 7 de psicologia pediátrica, 7 com a nutricionista pediátrica, 24 consultas com a otorrino pediátrica, 150 visitas domiciliares e 108 pacientes foram atendidos por fisioterapeutas, sendo realizados 300 procedimentos.

“Essa edição do BC Mais Saúde para Você está voltada à saúde da mulher. Envolvemos todas as unidades de saúde, a Atenção Básica e as Especializadas. Além dessa prevenção contra os cânceres, também estamos realizando mutirão de exames, orientações e apresentações culturais para chamar a atenção das pessoas para à prevenção”, comentou a secretária de Saúde, Andressa Hadad.
No Posto de Saúde Central, além das consultas e exames, a população pode aproveitar a programação de cultura e lazer. Também tiveram atividades de orientação à saúde. O CEFIR realizou massagens e auriculoterapia; a AVANTIS fez aferição de pressão e glicemia e a Univali orientações de promoção da saúde, saúde da mulher e autoexame.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) também estava no local com o “Odontomóvel” realizado avaliação e orientações sobre câncer de boca. A ação também contou a participação dos Terapeutas da Alegria, SAMU, o CAPS realizou Oficina de Saúde Mental, Vigilância Sanitária, Programa de Combate ao Aedes Aegypti, Secretaria do Meio Ambiente distribuiu chás e pomadas e as ONGs fizeram sorteio de enxoval para bebês e orientações sobre o convívio com HIV, avaliação nutricional com dicas de alimentação saudável, orientação sobre planejamento familiar dentre outros.

No Núcleo de Atenção a Mulher (NAM), o Instituto Embelleze ajudou com mudança do visual das mulheres que passaram por lá, com corte de cabelo e outras ações de beleza. Como foi o caso da jovem Fernanda Santos Farias, de 18 anos. A moça que tinha um cabelão enorme decidiu fazer uma boa ação. “Cortei meu cabelo no ombro e vou doar o restante é para ajudar na confecção de uma peruca para alguma mulher que esteja lutando contra o câncer”, contou.

No local, uma equipe da Rede Feminina de Combate ao Câncer também estava distribuindo flores e panfletos com orientações sobre como prevenir a doença. “Sempre apoiamos esse tipo de ação porque podemos ajudar as mulheres a se prevenir. Quem se ama, se cuida”, disse a presidente Rute Teixeira.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS