sexta, 19 de abril de 2024
Geral
18/10/2018 | 13:48

Dica de temas que podem ser cobrados no ENEM: Política e eleições

Neste ano, dois importantes fatos políticos marcam a história do Brasil – a corrida eleitoral e o aniversário de 30 anos da promulgação da Constituição brasileira. Pensando nisso, Fábio Braz, consultor pedagógico do SAS, analisou os últimos nove anos do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para entender qual perfil de conteúdo ligado à política poderá ser cobrado na prova de 2018.

Para ajudar nos estudos, Braz explica que os alunos precisam ter em mente a linha do tempo das Constituições brasileiras, uma vez que o conteúdo ajuda a compreender a evolução do Brasil enquanto nação e a construção das bases políticas do país. “Da Carta Magna do Brasil Império à Constituição Cidadã de 1988, ocorreram inúmeras rupturas e continuidades, avanços e retrocessos”, lembra o consultor.

O consultor preparou, ainda, uma lista com temas recorrentes nos últimos nove anos de prova. Confira abaixo:

- Divisão dos Três Poderes e suas reconfigurações por governos autoritários;

- Representatividade de eleitores, como analfabetos e jovens;

-  Luta das mulheres pelo sufrágio;

- A importância do exercício da cidadania pelo voto consciente e a participação de entidades e jovens em movimentos que reivindicaram mudanças do status quo tais como as Diretas Já (1983-84) e o Caras Pintadas (1992)

- Autoritarismo, cerceamento da imprensa e da liberdade individual para se expressar e se manifestar;

- Liberdade de escolha dos governantes pelo povo e o levante do movimento democrático;

- Os rearranjos dos partidos políticos, do bipartidarismo ao pluripartidarismo;

- Criação da Justiça Eleitoral em 1932, com o intuito da moralização das eleições;

- Discussão sobre conflitos ideológicos e sua propagação. Aqui, cabe ressaltar a atuação dos meios de comunicação nesse processo, passando da TV à internet e as redes sociais, que nos últimos anos ajudaram no compartilhamento de fake news;

- Os aspectos econômicos do país e seus efeitos na sociedade e na política Interessante lembrar de temas como depressão, inflação, hiperinflação e recessão. 

 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS