sexta, 19 de abril de 2024
Geral
16/10/2018 | 16:34

Porto de Itajaí recebe mais 1788 veículos importados da montadora General Motors (GM)

No sábado, 12, o berço 2do Porto de Itajaí (APM Terminals), voltou a receber uma nova operação “teste” de veículos importados da montadora americana General Motors/Chevrolet (GM).

Desta vez, de bandeira japonesa e medindo 199 metros de comprimento por 32 de boca (largura), o navio MICHIGAN HIGHWAY – de propriedade do Armador K-Line, partiu de Jacksonville (Estados Unidos) e no trajeto para o Porto de Itajaí fez escala no Porto de Altarmira, no México e Porto de Cartagena, na Colômbia.

A embarcação atracou no berço 2 do Porto de Itajaí (APM Terminals), às 18:40 horas de sábado e suas operações encerraram às 19:00 horas de domingo, desatracando do cais no mesmo dia às 21:00 horas onde seguiu seu destino para o Porto fluvial de Zarate, na Argentina.

Esta já é a oitava operação “teste”e no Porto de Itajaí desembarcaram 1788 veículos dos modelos Camaro (08 - Estados Unidos), Tracker(1435 - México) e Equinox(345 – México).

Cerca de 104 veículos foram movimentados por hora, o que demonstra agilidade e eficiência na condução dos trabalhos e sem registros de avarias.

Esse tipo de movimentação em portos é conhecido pelo sistema ROLL ON ROLL OFF – quando os veículos são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária do porto.

Até o momento, somando todas as oito operações “testes”, sendo 6 no berço 2 da APM Terminals (empresa arrendatária do Porto de Itajaí), e mais 2 realizadas no berço 3 (cais público), o montante de veículos desembarcados no Porto de Itajaí é de 9004 unidades.

Como praxe, os veículos descem por uma rampa sendo conduzidos ao Armazém 03 onde recebem vistoria por parte de profissionais da Gerência de Operação Portuária. Em seguida se deslocam até o RAC – Recinto Alfandegado Contíguo e no local são carregados para as “Cegonheiras” e por fim, transportados aos seus locais de destino.

A montadora GM – Chevrolet, é pioneira no Brasil no seguimento de transporte marítimo de veículos. Depois de passaram pelo serviço de nacionalização tem destino programado para as regiões Sul e Sudeste do país.

O Porto de Itajaí tem histórico associado a estas operações de cargas ROLL ON – ROLL OFF quando nas décadas de 1980, 1990 e 2000, operaram com os principais Armadores que atuam nessa área.

Em termos financeiros por geração de rendas e valores arrecadados, somente com o avanço e permanência dessa atividade entrando pelo Porto de Itajaí, é que se terá um somatório através de incentivos fiscais para a economia de Itajaí e do Estado de Santa Catarina quanto as importações dos veículos.

Segundo informações da Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, estão previstas ainda mais duas operações “testes” para este mês de outubro (EURASIAN HIGHWAY e POLARIS ACE).

Já o mês de novembro, a Superintendência do Porto de Itajaí e a APM Terminals serão comunicadas pela montadora General Motors quanto ao cronograma de datas prevista de novos desembarques.

Acredita-se que até o final deste ano, possivelmente o Porto de Itajaí receba mais de 12 mil veículos importados pela montadora GM.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS