quinta, 28 de março de 2024
Geral
09/10/2018 | 10:23

10ª Maratona Teatral reúne mais de 40 alunos de teatro

Selecionar texto, leitura, pesquisa, definir elenco, direção, produção de figurinos, cenário, contra-regra e muito ensaio até chegar o dia da estreia. É nesse processo que os 45 participantes do Aeca (Alunos do exercício cênico Anchieta), mantido pelo grupo Anchieta Arte Cênica, trabalham há dois meses para a realização da 10ª Maratona Teatral. Quatro importantes obras de autores da dramaturgia mundial serão apresentadas em Itajaí nos dias 12, 13 e 14 de outubro, na Casa da Cultura Dide Brandão.

Na sexta-feira, dia 12, o texto encenado às 20h será do autor Plinio Marcos (Peça Abajur Lilás), no sábado, dia 13, às 19h de Fernando Arrabal (Peça Fando e Elis) e às 22h de Eugene Ionesco (Peça A Cantora Careca). Por fim, no domingo, dia 14, será a vez do autor Dias Gomes (Peça A Invasão) às 20h. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada). Qualquer pessoa com uma caixinha de leite ou um quilo de alimento não perecível paga meia-entrada.

“A maratona proporciona aos jovens conhecerem as etapas para a construção de um espetáculo. É um exercício cênico para desafiar os mais experientes dentro do Aecae também para incentivar os recém-chegados. Há quase uma década, me surpreendo junto ao público a cada edição”, comenta Valentim Schmoeler, diretor geral e responsável pelo Anchieta Arte Cênica.

Sobre 10ª Maratona Teatral

A Maratona é um exercício realizado pelo Aeca (Alunos do Exercício Cênico Anchieta) e consiste no estudo, pesquisa e montagem de espetáculos teatrais. Os participantes se dividem em quatro grupos. Cada grupo trabalha um dramaturgo, estuda toda sua obra, seleciona uma delas e segue para a montagem deste trabalho.O Aeca está na décima edição da Maratona Teatral, mas a escola de teatro já existe há 23 anos em Itajaí. A cada ano, novos jovens integram o Aeca, alguns seguem carreira profissional nas artes cênicas, já outros se tornam fiéis expectadores do teatro produzido em Itajaí.

A décima Maratona Teatral é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura de Itajaí, com renúncia fiscal da ApmTerminals e apoio da Casa da Cultura Dide Brandão e Tupã Contabilidade. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS