sexta, 29 de março de 2024
Geral
26/09/2018 | 14:38

Univali oferece serviços gratuitos aos deficientes auditivos

No dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Surdo, data em que são ressaltadas as lutas por melhores condições de vida, educação e cidadania para as pessoas surdas. Na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Itajaí, o trabalho de inclusão é realizado o ano inteiro através de serviços direcionados a saúde, educação e desenvolvimento das pessoas com deficiência auditiva.

O Serviço de Atendimento à Pessoa Surda (SAPS), oferece educação especial, organizado para apoiar e complementar os serviços educacionais comuns, viabilizando a sustentação e a construção da educação inclusiva. O SAPS é um dos setores do Instituto de Fonoaudiologia da Univali, ligado ao curso de Fonoaudiologia, responsável pelo atendimento pedagógico e social de usuários surdos.


O trabalho é gratuito e destinado a pessoas surdas, crianças surdas oralizadas e seus familiares, que têm à disposição as atividades: Programa de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); Estimulação Essencial; Português; Curso de LIBRAS; Informática Educativa e Projeto HIP HOP.

A Univali também oferece o Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA), que realiza avaliações auditivas em pessoas de todas as idades. Com uma estrutura física altamente equipada, o serviço realiza o acompanhamento dos usuários por meio de terapia fonoaudiológica individual, consultas para ajustes dos aparelhos auditivos, grupos de apoio para idosos e adolescentes com perda auditiva, além de grupos de acompanhamento para usuários de aparelhos auditivos e seus familiares.

Credenciado junto ao Ministério da Saúde como serviço de alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS), este setor atende a população de 53 municípios do Vale do Itajaí, e realiza em média 1000 procedimentos mensais, atendendo 112 novos casos e entregando 100 aparelhos auditivos por mês. Este serviço é único no Estado, responsável também pela formação de recursos humanos na área de fonoaudiologia para o SUS, pois tanto os alunos da graduação quanto os da pós-graduação participam das atividades desenvolvidas por meio deste credenciamento.
 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS