sexta, 19 de abril de 2024
Geral
25/09/2018 | 09:09

Plano de manejo da APA Orla de Itajaí é apresentado pela Univali, em Cabeçudas

No dia 26 de setembro (quarta-feira), a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) apresenta, no bairro Cabeçudas em Itajaí (SC), a última etapa do plano de manejo de duas unidades de conservação em processo de criação na orla de Itajaí: a Área de Proteção Ambiental (APA) Orla de Itajaí e o Parque Natural Municipal Canto do Morcego, que será incluído na APA. O encontro é aberto ao público e será realizado às 19h, no Hotel Marambaia Cabeçudas.

A APA consiste em uma categoria de unidade de conservação de uso sustentável, de domínio particular e público que tem como objetivo conservar a biodiversidade e disciplinar o uso e a ocupação do espaço. Já o Parque é uma categoria de proteção integral e de domínio público, cujo objetivo é a preservação de ecossistemas e da beleza cênica, possibilitando pesquisa, a educação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico.

O plano de manejo é um instrumento de gestão para que as duas unidades de conservação cumpram seus objetivos. Trata-se de uma experiência inovadora com o objetivo de harmonizar o interesse dos mais diversos atores que possuem influência direta e indireta no local.

No encontro serão socializados o zoneamento, as normas de uso e os programas da APA e do Parque. Como a APA integra parte dos bairros da Praia Brava, de Cabeçudas e da Fazenda, o conteúdo está sendo exposto nos três bairros. Nos dias 17 e 18, já ocorreram as reuniões na Praia Brava e na Fazenda, respectivamente, e o de Cabeçudas acontece dia 26.

O Hotel Marambaia está localizado na Rua Maria Flora Caldeira, 46, em Itajaí (SC).


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS