quinta, 28 de março de 2024
Geral
24/09/2018 | 08:24

BC: Praias do Estaleiro e Estaleirinho são aprovadas no Programa Bandeira Azul

Duas praias de Balneário Camboriú ganharam o certificado de Praia Bandeira Azul. Estaleiro e Estaleirinho deverão hastear a Bandeira Azul, que indica que os locais são ecologicamente corretos, até o fim do ano.

Em reunião realizada em Copenhague, na Dinamarca, o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul aprovou 15 candidatos do Brasil. Serão condecoradas nove praias, cinco marinas e uma embarcação de turismo sustentável. O resultado foi divulgado na quinta-feira (20).

Em junho de 2018, Estaleiro e Estaleirinho já tinham recebido a aprovação do Júri Nacional. Além das duas praias, a Tedesco Marina Garden Plaza, de Balneário Camboriú, ganhou o selo internacional do programa. As certificações são válidas para a temporada 2018/2019.

“Essa certificação é muito importante para Balneário Camboriú porque nos coloca num patamar diferenciado de cidade que investe na proteção e preservação do meio ambiente e tem preocupações ecológicas que se traduzem em ações concretas. Com a certificação Bandeira Azul, uma certificação internacional, Balneário passa a fazer parte de um grupo seleto de cidades reconhecidas por boas práticas em relação à nossas riquezas naturais. É uma excelente notícia que nos motiva a buscar fazer ainda mais pelo meio ambiente da nossa cidade”, declarou o prefeito Fabrício Oliveira.

No início de 2017, o Município habilitou-se a obter o certificado de qualidade ambiental do programa. “Cadastramos as praias na fase piloto do Bandeira Azul e começamos os trabalhos para conquistarmos a certificação. A Equipe da Secretaria do Meio Ambiente não mediu esforços para chegar onde chegou”, diz o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd. Entre as ações para a obtenção do certificado, estão a formação do comitê gestor do programa, contratação de técnico especialista, análises de água, diagnóstico das praias e reuniões com as comunidades envolvidas

Em outubro, devem começar as obras de instalação e recuperação de equipamentos nas praias do Estaleiro e Estaleirinho. Será feita reforma nas estruturas existentes, como passarelas e decks e cerca de proteção da restinga. Também serão construídos e reformados postos guarda-vidas e instalados banheiro e chuveiros (ou lava-pés). As praias ganharão ainda lixeiras e placas informativas e orientativas.

Com o custo de cerca de R$ 250 mil, as obras devem estar concluídas em novembro. A prefeitura contará com a participação da iniciativa privada, por meio do decreto 8828, de 2018, que dispõe sobre o recebimento de doações sem quaisquer ônus ou encargos ao Município. “Já contamos com o apoio de empresas e pessoas interessadas no desenvolvimento ordenado da região, as quais doaram algumas estruturas”, comenta o secretário. Interessados em apoiar e conhecer o projeto dos equipamentos podem entrar em contato com a Coordenação de Projetos Especiais da SEMAM, pelo fone (47) 3363-7145 ou e-mail www.projetos@semambc.sc.gov.br.

Também serão realizadas ações de educação ambiental nas praias. A SEMAM está elaborando um termo de referência para a contratação de uma equipe técnica para desenvolver uma campanha de educação ambiental.

Sobre o Programa*

O Programa Bandeira Azul foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).

As praias, marinas e embarcações inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos. Para ser certificada, a praia/marina/embarcação deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional, recomendada pelo Júri Nacional e aprovada pelo Júri Internacional.

O Júri Internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (UNEP), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (ICOMIA) e Reef Check Program.

*Fonte: www.bandeiraazul.org.br

Confira a lista dos aprovados pelo Júri Internacional:

Praias:

Praia do Tombo, Guarujá (SP);
Praia Grande, Governador Celso Ramos (SC),
Praia de Palmas, Governador Celso Ramos (SC),
Praia da Lagoa do Peri, em Florianópolis (SC),
Praia de Ponta de Nossa Senhora, Salvador (BA)
Praia do Peró, Cabo Frio (RJ)
Praia de Piçarras, Balneário Piçarras (SC)
Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú (SC)
Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú (SC)

Marinas:

Marinas Costabella, Angra dos Reis (RJ),
Marinas Nacionais, Guarujá (SP).
Iate Clube de Santa Catarina, Florianópolis (SC)
Marina Kauai, Ubatuba (SP)
Marina Tedesco, Balneário Camboriú (SC)

Operadores de Embarcações de Turismo Sustentável:
Água Viva Mergulho, Florianópolis (SC)


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS