terça, 16 de abril de 2024
Geral
18/09/2018 | 16:15

ACII recebe reunião de esclarecimento da Fundação Univali

A Reunião Plenária desta segunda-feira, 17 de setembro, da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), contou com a presença do reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Valdir Cechinel Filho e da secretária executiva, Luciana Merlin Bervian. Na ocasião, foi apresentado detalhes da estrutura organizacional, a realidade orçamentária e ainda, as conquistas dos primeiros 150 dias da nova gestão da Universidade.

 Inicialmente, o reitor disse que as mudanças na estrutura organizacional objetivaram o enxugamento da folha de pagamento, onde as alterações representaram uma economia de significativa para a Univali. Já a secretária executiva detalhou a realidade orçamentária da Fundação Univali. Apresentou dados sobre a redução dos alunos nos últimos quatro anos (2014/2017). Também explanou informações sobre a carga horária dos docentes. Em seguida, apresentou os resultados financeiros de cada área de negócio (Colégio de Aplicação, Graduação, Pós-Graduação, Museu Oceanográfico, Rádio e TV, etc.) observando que o Hospital Universitário Pequeno Anjo (HUPA) representou um prejuízo de 22 milhões nos últimos quatro anos.

 Na questão o endividamento da Fundação, segundo Luciana, será necessário corrigir, aprovar e republicar os balanços dos últimos 4 anos, em razão de um erro de contabilização dos recursos repassados pela Petrobras. Tal alteração, implica no aumento do saldo negativo da instituição, entre outros pontos. Ela ainda apresentou dados sobre as alternativas para diminuir os gastos da Univali, medidas que o reitor reconheceu ser antipáticas, mas necessárias no momento de crise. Ela falou sobre o pagamento dos colaboradores em parcelas, evitando o saldo negativo e pagamento de juros. Entretanto, Luciana ponderou que mesmo com todos os ajustes, a Fundação não tem mantido os R$15 milhões de capital de giro necessários e nem a reserva para o pagamento do 13º.

 Na sequência, Cechinel falou de algumas medidas para reverter o cenário apresentado, entre elas, o programa de renegociação de dívidas com alunos, concessão de bolsas com maior percentual de descontos para os colaboradores da Univali, convênio com o Beto Carrero World para aumentar o número de visitantes do Museu, programa de eficiência energética nos campus de Balneário Piçarras e Tijucas, e a possível transferência de administração do HUPA para o Instituto Santa Clara.

 Por fim, o reitor colocou as conquistas da Universidade nestes primeiros meses da sua gestão, como o prêmio Top of Mind, em que a Univali foi reconhecida como a mais lembrada no Vale do Itajaí. Também o título de única instituição de Ensino Superior não-pública catarinense a aparecer entre as 121 melhores da América Latina. A classificação de 48 projetos de alunos da Univali, entre os 100 classificados de Santa Catarina, na 11ª edição do Concurso Universitário de Negócios Inovadores do Sebrae SC. E o conceito 5 do MEC (Ministério da Educação) para o curso de Gastronomia.

 O encontro foi encerrado pelo vice-presidente para Assuntos Institucionais da ACII, Marco Aurélio Seára Júnior, que presidiu a reunião. Ele falou da importância da Univali e do orgulho que a instituição causa nos itajaienses. Também agradeceu a permanência da representatividade da ACII nos Conselhos da Univali.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS