quinta, 28 de março de 2024
Geral
13/09/2018 | 16:15

Evento irá promover a importância da observação de aves na região

Segundo dados do Ministério do Turismo, o Brasil é o segundo país no mundo com maior diversidade de aves, com cerca de 2 mil espécies registradas e conta com mais de 50 destinos para a prática do chamado “Birdwatching” (observação de aves). A Costa Verde & Mar (SC) é uma das referências no setor, pela infinidade de espécies encontradas. A prática é tão importante que integra uma das opções do roteiro de Ecoturismo da região turística catarinense. Para se debater o tema, entre sexta-feira (21/9) e sábado (22/9) será realizado o Observa Costa Verde & Mar. Uma série de palestras, mesas redondas e um evento prático darão o pontapé inicial na promoção da atividade e debates sobre o assunto. O evento é gratuito, aberto para todo o público e será realizado no Recanto do Guarapuvu, em Itapema.

O Observa Costa Verde & Mar irá reunir especialistas no tema em renome nacional. Está confirmada a participação do Guto Carvalho, coordenador do Avistar Brasil, o maior encontro sobre observação de aves nacional. Também está garantida a presença da coordenadora do Festival Nacional de Aves Migratórias, Roséli Nascimento e do observador e escritor do livro Aves Catarinenses, Cristiano Voitina.

Para a Presidente do Colegiado de Secretários de Turismo da Amfri, Zene Drodowski, a prática propõe muito mais que lazer e contemplação. A observação de aves estimula a preservação de espécies raras e cuidado com a natureza de maneira em geral, possibilita a geração de renda no segmento e o incentivo a adoção de políticas em prol da conservação. “Cerca de 35 mil observadores estão registrados no Brasil atualmente e o número deve chegar a 100 mil em três anos. Isso nos aponta que são cada vez mais pessoas que viajam pela prática, ou seja, movimentam a economia e lutam pela preservação”, explica.

            O organizador do Observa Costa Verde & Mar, Paulo Renato Cadallóra, presidente do Instituto Alouatta, conta que o ato de observar aves também é chamado de “Passarinhar” e não envolve apenas os profissionais da área, os ornitólogos. A prática engloba também pessoas comuns que se reúnem com a família e amigos para observar espécies nas praças, parques e até mesmo nas suas casas. “Foi com base nesse movimento que surgiu o termo Cidadão Cientista, pois todo observador é um pouco pesquisador e através de seus registros contribuem para a ampliação de informações sobre as espécies em seus hábitos e movimentos”, acrescenta.

            Para participar, os interessados precisam fazer uma inscrição através do e-mail institutoalouatta@uol.com.br ou no telefone (48) 9 9953-9049. “É um evento gratuito, aberto para todos, mas pedimos apenas um registro dos interessados para termos controle interno”, acrescenta Cadallóra. O Observa Costa Verde & Mar conta com o apoio do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar (Citmar), prefeitura de Itapema e Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI).

 

PROGRAMAÇÃO:

Sexta-feira (21/9)
8h às 9h – Credenciamento do evento no Recanto do Guarapuvu
9h às 10h30min – Palestra com Guto Carvalho, criador e organizador do Avistar Brasil
10h30min – CoffeBreak
10h45min – Palestra com Roséli Nascimento, Consultora do Sebrae/RS sobre o Case Observação de Aves / Parque Nacional da Lagoa do Peixe/RS

12h – Almoço (por adesão)

14h – Palestra com Cristiano Voitina, observador e escritor do livro “Aves Catarinenses”
15h15min - Mesa Redonda  sobre Turismo de observação de aves possibilitando geração de emprego e renda aliando a adoção de politicas públicas de conservação

16hs - Apresentação da campanha para escolha da ave símbolo do município de Itapema


Sábado (22/9)

7h – Observação de Aves na Prática
9h – Mini-oficina de Observação e Aves com Guto Carvalho - 15 vagas


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS