sexta, 29 de março de 2024
Geral
03/09/2018 | 13:46

BC: Centenas de pessoas prestigiaram a Caminhada Pela Vida no lançamento do Programa ABRAÇO À VIDA

Nem o tempo nublado impediu centenas de pessoas de participarem da “Caminhada Pela Vida”, neste sábado (01), na Avenida Atlântica em Balneário Camboriú, que marcou o lançamento do Programa ABRAÇO À VIDA - Programa Municipal de Apoio à Vida, e foi o pontapé inicial da campanha Setembro Amarelo – mês de conscientização e prevenção ao suicídio. 

Ao som da música “Vamos Lá”, do cantor e compositor Diogo Rosa, que passa a mensagem de superação e positividade, ocorreram diversas manifestações que chamaram atenção de quem acompanhava a caminhada ou estava na Orla da Praia Central, como grupos teatrais com placas de abraços grátis, levando alegria para o sábado das pessoas e placas que pediam "Mais Amor Por Favor". Puxando a caminhada, estavam os cães do Cão Terapia, utilizando um laço amarelo em favor da vida.

Na Praça Almirante Tamandaré, as pessoas foram recebidas com muita alegria pelo Coral Oficial da Secretaria da Pessoa Idosa, cantando a música "Viver e não ter a vergonha de ser feliz", seguido de interações com o público sobre o tema e a participação dos personagens reais da campanha do Programa ABRAÇO À VIDA. Outras apresentações estavam previstas, mas em razão da chuva precisaram ser canceladas. 

Glória Raad é libanesa e mora há 10 anos em Balneário Camboriú. Ela faz parte do grupo de pessoas que tiveram problemas sérios de depressão e emprestaram suas histórias reais para estampar as campanhas de publicitárias do ABRAÇO, que circularão à partir da próxima semana. “Eu estou muito feliz e emocionada com esse trabalho lindo. Espero ajudar através da minha história pessoas que passem por dificuldades emocionais. Quando entrei em depressão, tive ajuda de pessoas que me abraçaram para sair desse problema. Essa mão que me estenderam serve de impulso para procurar viver cada dia mais”, disse ela.

O Programa Municipal de Apoio à Vida, fará parte da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social e a equipe de atendimento que prestará apoio emocional e acompanhamento psicológico, será formada por oito pessoas, entre psicólogos e psicopedagogos. A secretária da pasta, Christina Barichello, falou que o programa terá atendimento 24 horas por telefone e presencial em dois locais. “Hoje é um dia especial, que unimos poder público e entidades em prol da vida, e assim queremos contar com todos vocês para o êxito desse Programa, que foi construído com muito carinho, à pedido do prefeito Fabrício Oliveira, que infelizmente não pode estar aqui hoje. Além dos atendimentos presenciais no PAIS e na sede da Secretaria, também funcionaremos por telefone, onde haverá atendimento presencial caso necessário. O Abraço vai auxiliará em casos delicados, como a depressão”, pontuou ela.Além da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio das Secretarias e demais órgãos do Governo, essa mobilização teve apoio de diversas entidades: Igrejas Católicas, União dos Pastores, Acibalc, AMPE, CDL, OAB, Clubes De Lions da cidade, Clubes de Rotarys, Instituto Sentir, Câmara De Vereadores, Anjos da Vida, Grupo Escoteiros Leão do Mar, COMTUR, ABRAZ, Sinduscon, Bombeiros, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Polícia Militar, SAMU, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Grupo de Teatro Tramando Arte, Programa de Acolhimento E Inclusão Social (PAIS) e o Centro De Valorização á Vida (CVV). “A Administração Municipal nos procurou para auxiliar na construção deste programa, para que o ABRAÇO venha a somar nessa luta de valorização à vida”, disse o coordenador do CVV, José de Arimatéia.

ABRAÇO À VIDA

O atendimento do programa inicia nesta segunda-feira (03), com plantão 24h pelo telefone (47) 99982-2322, para ligações e whattsapp. No material de divulgação, um QR code direcionará diretamente para o contato. O atendimento presencial será em dois polos - Espaço Família, na Rua Itália, 1059, Bairro das Nações, que atenderá das 13h às 19h e no Programa de Acolhimento e Inclusão Social (PAIS), situado na Rua Bom Retiro, 1251, Bairro dos Municípios, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Grupos de apoio focais, com profissionais especializados para reuniões semanais também estarão disponíveis.

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2014 em todo o país e visa a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. Segundo um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram tirar a própria vida. Destes, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Na maioria das vezes, é possível evitar que esses pensamentos virem realidade.

Durante o Setembro Amarelo, outras ações de mobilização que destaquem a importância sobre a prevenção ao suicídio serão realizadas em parceria com as entidades e poder Legislativo:

03/09 - Segunda-feira: Conversa aberta sobre depressão e suicídio - palestra “As dores do adolescente”.
Horário: 18h30
Local: Univali Campus Balneário Camboriú - Auditório I do Bloco 04

04/09 - Terça-feira: Tema Livre na Tribuna da Sessão na Câmara de Veradores - abordagem de especialista falando sobre causas e estudos sobre prevenção ao suicídio.
Horário: 18h30
Local: Câmara de Vereadores

25/09 - Terça-feira: 1° TEDxBalneárioCamboriúSalon 2018 - Quebrando o silêncio: SUICÍDIO.
Horário: 20h
Local: ArtHouse, Rua São Paulo, 581-1, Centro.

28/09 - Sexta-feira: Audiência Pública convocada pela Câmara de Vereadores - debate sobre políticas públicas abordando a consciência, prevenção e tratamento voltado aos motivos do suicídio; (transmissão pela TV Câmara)
Horário: 18h30
Local: Câmara de Vereadores


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS