sexta, 29 de março de 2024
Geral
31/08/2018 | 10:02

Espetáculo “Desastro” chega a sete cidades catarinenses pelo Palco Giratório Sesc

Foto: Leonardo Franca.

 

O circuito nacional Palco Giratório Sesc apresenta o espetáculo “Desastro”, do baiano Neto Machado, em Itajaí (01/09), Jaraguá do Sul (04/09), Joinville (06/09), Laguna (08/09), Lages (10/09), Concórdia (12/09 e 13/09 – oficina) e Chapecó (14/09). Com uma temática voltada para o público jovem e adolescente, a peça é coreografada com luzes neon, criando uma percepção de futuro inventado no passado, trazendo referências de super-heróis como Star Wars e da música de David Bowie.

A montagem apresenta dança contemporânea em uma curiosa fusão com a ficção científica e a cultura pop japonesa. Segundo a sinopse divulgada, “é como se os personagens de Star Wars dançassem ao som de David Bowie, num episódio dos Power Rangers. As apresentações gratuitas acontecem nos Teatros do Sesc. A programação detalhada com locais e horários pode ser consultada em: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/palco-giratorio-desastro

Em Concórdia (13/09) o grupo dará uma “oficina de superpoderes” para crianças. As inscrições estão abertas no espaço Relacionamento com Clientes da Unidade e os valores podem ser consultados em: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/oficina-danca-super-poderes

Já em Itajaí, além do “Desastro”, de Neto Machado, a programação do Palco Giratório conta com uma apresentação local, com a estreia do espetáculo “Dois ao Cubo”, da Karma Cia de Teatro, no Teatro do Sesc Itajaí (02/09). Depois disso, com o intuito de incentivar a criação e a formação dos artistas, Neto Machado e os da Karma participarão de um intercâmbio promovido pelo projeto.

Link vídeo teaser: https://www.youtube.com/watch?v=X4YjnyL3m40 

Sinopse de "Desastro": Desastro brinca com o futuro que fazemos existir nas artimanhas da imaginação capaz de transformar um quarto no universo sideral. “Desastro” tem na trilha sonora o ponto de partida e questão fundamental: versões, de uma mesma música de David Bowie, “Space Oddity”, inspiram o roteiro e dão o tom do espetáculo que recria a aventura de Major Tom, da letra da canção, numa viagem para explorar o desconhecido. Efeitos especiais de uma ficção científica protagonizada por superamigos, cúmplices dos poderes de ampliar suas percepções. Desastro é dança, mas não exatamente uma coreografia com passos no ritmo da música. É teatro, mas sem uma história com início, meio e fim. É um concerto de rock’n roll, mas sem banda nem cantor. Desastro é o poder de dar luz a novos mundos. Livre indicado para infantojuvenil. Duração: 50 minutos.

Sinopse de "Dois ao Cubo": Mauro e Lídia ao cubo dançam a possibilidade do encontro. Que dança é essa que o corpo dança? Lídia e Mauro redescobrem a dança. Quem dança essa dança que eu danço? Dois ao cubo no espaço-tempo. Essa dança que eles dançam é minha também?  Dois ao cubo? Que dança estranha é essa?

"Oficina de Superpoderes" em Concórdia:
Em Concórdia, o grupo ministra a oficina “Superpoderes”, no dia 13/09, das 13h30 às 19h30, no Teatro do Sesc Concórdia. Assim como o espetáculo, a oficina acessa o universo infantojuvenil em suas várias plataformas artísticas – cinema, dança, HQ, etc – para propor encontros com crianças, adolescentes e adultos, especialmente com pessoas que trabalham com/para este público – sejam professores, artistas, psicólogos, entre outros. Não é preciso ser profissional ou iniciado nas artes para participar. O convite é para quem quer enxergar beleza tanto nas potências quanto nas kryptonitas da vida.

Palco Giratório 2018:
O Palco Giratório 2018, maior circuito de artes cênicas do Brasil, traz a todas as regiões do Estado espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. São esperadas 10 mil pessoas em 92 dias de programação. De abril a novembro, Santa Catarina recebe 80 apresentações, 7 Pensamentos Giratórios e 2 intercâmbios com artistas locais, além de 68 horas de oficina. O projeto envolve mais de 130 artistas de todas as regiões do país, que apresentarão a pluralidade das artes cênicas brasileiras em 10 circuitos pelo interior de Santa Catarina. Em agosto, todos se encontram no Festival Palco Giratório, em Florianópolis, que esse ano comemora seus 15 anos no Estado. O público pode aguardar muitas emoções, magias e encantamentos.

Ficha Técnica do Espetáculo "Desastro":
Concepção e direção: Neto Machado 
Criação e performance: Bernardo Stumpf, Isaura Tupiniquim, Jorge Alencar, Jorge Oliveira e Neto Machado 
Arranjo original: Yuri Alencar 
Edição de som e trilha: Bernardo Stumpf 
Concepção de Luz: Fábia Regina 
Operação de Luz: Moisés Victório 
Operação de Som: Ellen Mello 
Figurino: Neto Machado 
Direção de Produção: Ellen Mello

Ficha Técnica do Espetáculo "Dois ao Cubo":
Intérpretes-criadores: Lídia Abreu e Mauro Filho
Ambientação sonora: Hedra Rockenbach
Figurinos: Leandro Cardoso
Cenário: Lídia Abreu
Operação técnica: Leandro Cardoso e Pietra Garcia
Adereços e produção do grupo: Karma Cia. de Teatro
Classificação: Livre

 

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS