quinta, 28 de março de 2024
Geral
30/08/2018 | 10:20

Superintendência do Porto de Itajaí recebeu através de visitas técnicas 350 universitários no primeiro semestre

As ações de visitas técnicas são realizadas frequentemente no Auditório Martin Schmeling, em que os acadêmicos têm maior entendimento sobre o Complexo Portuário e as operações, projetos, objetivos e histórico do Porto de Itajaí, no qual aborda também a situação do mercado internacional, estatísticas, movimentação nacional e internacional.

Todas as palestras técnicas são ministradas pelo Agente Portuário e Assessor de Direção Alan Peter Rosa, que possui 15 anos de experiência na sua função, atuando diretamente no setor de estatísticas e desempenho do Porto de Itajaí, o que o leva a sempre ter dados precisos e recentes sobre a movimentação do complexo.

Os acadêmicos são das mais diversas universidades, não se limitando ao Estado de Santa Catarina e neste semestre trazendo alunos de universidades do Rio Grande do Sul e Paraná, assim como de outros Estados como é o exemplo do Piauí, Goiânia e outros.

“A cada ano que passa este desempenho realizado por todos nós, vem melhorando, aperfeiçoando-se, sempre em virtude das diversas turmas ou grupos de universitários, e com o aumento significativo por parte das universidades, em geral o resultado é positivo. Cumprindo com sua etapa sócio educacional, o Porto de Itajaí abre suas portas para toda à sociedade e no caso dos estudantes, para eles está sendo uma experiência incrível, pois diversos assuntos sobre o complexo são destacados e o que mais chama a atenção são os cadastros de cursos bem diversificados em praticar as visitas. Para nós fica acima de tudo o reconhecimento feito pelas universidades que nos visitam. Em especifico sobre o Porto de Itajaí, as reações dos acadêmicos são de deslumbre, pois temos a vantagem de ter um porto estrategicamente localizado no centro da cidade”, destacou Alan.

No primeiro semestre deste, a Superintendência do Porto de Itajaí recebeu 13 turmas com a presença total de 350 estudantes, oriundos de cidades como Vacaria, Jaraguá do Sul, Paranaguá, Florianópolis, Rio do Sul, Gaspar, São Carlos, entre outras. Os cursos apresentados na inscrição vão desde Direito, Agronomia, Ciências Contábeis, Logística, Engenharia Civil e Comércio Exterior.

Projeto Escola no Porto:

Promovido pela Gerência de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí, o “Projeto Escola no Porto”, tem como finalidade divulgar aos alunos e acadêmicos sobre as atividades e programas desenvolvidos pelo Porto de Itajaí para preservação e conservação ambiental, auxiliar os participantes a desenvolver práticas ecologicamente corretas e ainda sensibilizar os visitantes das belezas naturais da nossa região.

José Luis Carpes, Agente Portuário que atua junto a Gerência de Meio Ambiente, há exatos sete anos, cumpre a função e é o responsável pelas apresentações do projeto, adaptando os conteúdos para cada turma, onde passam desde escolas com alunos de 5-8 anos a acadêmicos e alunos técnicos de 20-30 anos de idade que estudam cursos como Técnico em Segurança do Trabalho, Engenharia Civil e Engenharia do Petróleo.

As apresentações, focadas com informações sobre Meio Ambiente e Segurança do Trabalho no Porto, também abordam um breve histórico sobre o desenvolvimento do Porto até os dias atuais, relatando sobre as condicionantes das licenças ambientais, os monitoramentos ambientais realizados, gestão de resíduos, campanhas ligadas à saúde do trabalhador, programas sociais, entre outros, com base na adaptação de conteúdo para cada tipo de turma/idade.

Neste ano de 2018, até o presente momento, o Projeto Porto na Escola já atendeu 94 alunos, somando 05 escolas/universidades das cidades de Florianópolis, Itajaí Timbó e Balneário Camboriú.

Após todas as apresentações, os alunos e acadêmicos são acompanhados até a cobertura do prédio da APM Terminals (empresa arrendatária do Porto de Itajaí), onde podem ter uma vista panorâmica das movimentações portuárias do Porto de Itajaí, Portonave e do complexo em geral.

As palestras e demais visitas são oferecidas as universidades sem a cobrança de valores. A única solicitação por parte dos organizadores é com relação a doação de 1 quilo de alimento não perecível por pessoa, ao qual a Superintendência do Porto de Itajaí destinará a instituições beneficentes locais.

Para as instituições universitárias ou Escolas públicas e particulares que tiverem interesse em participar do programa Escola no Porto, podem entrar em contato pelos números de telefone: (047) 3341-8053 e (047) 3341 8065 ou através dos e-mails:  alan@portoitajai.com.br ou medelin@portoitajai.com.br


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS