sexta, 19 de abril de 2024
Geral
24/08/2018 | 17:17

Vice-Almirante da Marinha do Brasil cumpre agenda em Itajaí e visita diretoria da Superintendência do Porto

Com o objetivo de conhecer as estruturas que o Porto de Itajaí oferece, através de seu Complexo Portuário, nesta quinta-feira, 23, militares da Marinha do Brasil estiveram cumprindo um roteiro na Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, e na oportunidade fizeram uma visita à sede da Superintendência do Porto de Itajaí.

A comitiva foi recepcionada pelo Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles, Assessor de Direção - Héder Cassiano Moritz, Gerente de Projetos e Diretor Técnico - André Pimentel, e o Assessor Jurídico Dr. Fábio da Veiga.

Entre os membros da Marinha do Brasil, destaque pela presença dos militares, Vice-Almirante, Roberto Gondim Carneiro da Cunha (Diretor de Portos e Costas), Capitão de Mar e Guerra, Emerson Gaio Roberto (Capitão dos Portos), Capitão de Fragata – Thales da Silva Barroso Alves (Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí), e o Comandante Marcos Aurélio Ferreira Dias, (Capitão de Corveta e Encarregado de Tráfego Aquaviário da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí).

Inicialmente, o Superintendente Marcelo Werner Salles, fez uma apresentação do Complexo Portuário de Itajaí e nela destacou pontos relevantes sobre o histórico do Porto e as diversas ações estruturantes realizadas nos últimos anos e principalmente desta atual gestão.

Entre os principais assuntos citados aos militares, destaque para os avanços e estatísticas que o Porto de Itajaí vem apesentando no atual cenário econômico do Estado de Santa Catarina e Brasil, trabalhos de dragagem de restabelecimento de aprofundamento do canal de acesso ao complexo (14 metros), obras da bacia de Evolução, futuras escalas de navios cruzeiros MSC para a temporada 2019/2020, plano estratégico de expansão portuária, reforço e realinhamento nas obras dos berços 3 e 4, Projeto Borda D’Água (Porto Cidade), ampliação do projeto climático em parceria com os governos da Alemanha e de Santa Catarina, atual situação Poligonal do Porto Organizado, contrato de arrendamento não operacional da Marina Itajaí, melhorias e infraestrutura, alienação de áreas portuárias (CIS e CCP), atual situação administrativa e financeira, entre outros tópicos.

Ainda durante o encontro, a diretoria da Superintendência do Porto de Itajaí, destacou o bom relacionamento que a Autoridade Portuária de Itajaí sempre teve com a Autoridade Marítima, e fez ainda duas solicitações ao Vice-Almirante Roberto e demais membros da Marinha.

A primeira reivindicação é quanto ao pedido de autorização para estabelecimento de nova sinalização náutica do acesso aquaviário ao Porto de Itajaí, cuja necessidade do novo balizamento será fundamental para o término das obras da nova Bacia de Evolução e dragagem de alargamento ao canal de acesso e atingimento das cotas de projeto.

A segunda solicitação tem por objeto o pedido de autorização para demolição e remoção do casco soçobrado do navio “Pallas”, que está localizado na parte interna da Foz do Rio Itajaí-Açu, junto ao molhe norte. Com a liberação do casco do navio haverá como dar continuidade aos trabalhos de readequação do canal de acesso aquaviário ao porto.

O Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles destacou através da Autoridade Portuária, a ótima relação que sempre teve com a Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha do Brasil), e agradeceu pelo auxilio que sempre tiveram:

“Em menos de um mês fomos agraciados em três encontros com os oficiais da Marinha do Brasil aqui em Itajaí. Primeiro tivemos a honra de receber a visita do comandante Thales da Silva Barroso Alves, que é o novoDelegado da Capitania dos Portos de Itajaí, e do comandante Alekson Porto, que foi transferido para o Estado do Rio Grande do Sul. Recentemente tivemos a visita do Almirante de Esquadra, Paulo Cezar de Quadros Küster e do Vice-Almirante, José Renato de Oliveira que atua no5º Distrito Naval, e hoje recebemos a ilustre visita do Vice-Almirante e Diretor de Portos, Roberto Gondim Carneiro da Cunha. Aproveitamos o momento e fizemos duas importantes solicitações, pois são processos que já estão recebendo atenção pela Marinha, e acredito que se forem atendidos com celeridade, mais rápido poderemos implantar esses eventos que são fundamentais para as obras da nova Bacia de Evolução”, afirmou Salles.

O Vice-Almirante e Diretor de Portos, Roberto Gondim Carneiro da Cunha, acompanhou todos os detalhes da apresentação e ficou impressionado com as obras estruturantes que o Porto de Itajaí vem apresentando à sociedade. Acima de tudo, deu ênfase e acenou positivamente quanto as solicitações feitas pela diretoria da Superintendência do Porto de Itajaí:

“Estou muito feliz com o que pude ver hoje aqui em Itajaí. Parabenizo a todos que fazem parte do Complexo Portuário e desejo sucesso frente aos desafios que estão por vir. Também gostaria de informar que a Marinha do Brasil sempre será parceira no que tange ao progresso de uma cidade. Aguardo os encaminhamentos feito pela Autoridade Portuária de Itajaí e certamente colaboraremos para que estas obras de fato sejam realizadas com o nosso total apoio, pois precisamos sempre estreitar um bom relacionamento”, comentou o Vice-Almirante e Diretor de Portos, Roberto Gondim Carneiro da Cunha.

Através de Ofícios, ambas as solicitações serão encaminhadas ainda nesta semana e endereçadas ao Distrito Naval da Marinha do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

Ao término da reunião, a comitiva de militares da Marinha foi convidada pela Diretoria da Superintendência a conhecer de perto as dependências internas do Porto de Itajaí.

Fotos e Texto: Luciano Sens.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS