sexta, 19 de abril de 2024
Geral
24/08/2018 | 17:08

Itajaí: Secretaria de Saúde conscientiza estudantes sobre prevenção da raiva

Para conscientizar a população sobre os problemas de saúde pública causados pela raiva, o Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Itajaí está realizando palestras e visitas de sensibilização com estudantes de escolas municipais. Nesta sexta-feira (24), alunos do 7º ano do Centro Educacional de Cordeiros visitaram a Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA) e receberam orientações sobre prevenção da doença.

“O objetivo dessa atividade é conscientizar a população, principalmente os jovens e crianças, da importância do controle da raiva, como ela pode ser transmitida, quais animais são acometidos e como prevenir a doença”, explica o veterinário da Secretaria de Saúde de Itajaí, Denilson Vargas da Silva.

Durante a visita os adolescentes puderam conhecer as instalações da UAPA, que hoje abriga cerca de 300 animais, entre gatos, cachorros e cavalos. A unidade conta com 36 baías para animais, centro cirúrgico e sala de internação. Ao todo, são recolhidos em torno de 90 animais por mês. Já o número de doações chega a quase 60 por mês. Além disso, o canil realizou entre julho e agosto 147 castrações, sendo 114 de animais da comunidade.

“A escola já recebeu uma palestra sobre raiva e essa visita é um complemento para observar a estrutura do canil e sensibilizar os estudantes sobre os riscos e a prevenção da raiva”, comenta a professora Nayara Voigt, do Centro Educacional de Cordeiros.

A iniciativa da Secretaria é alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Raiva (28 de setembro). Até a data, o Núcleo promoverá diversas ações para conscientização da população. Além de palestras e visitas à UAPA, será oferecida capacitação sobre Atendimento Antirrábico Humano para profissionais de saúde que prestam atendimento em casos de acidente por animais potencialmente contaminados pela raiva.

O que é a raiva?
A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva, aguda e letal. Pode ser transmitida por mamíferos através de mordeduras, arranhões ou lambidas. Em 2018, o município registrou 511 notificações de mordeduras, sendo que 410 foram de animais com proprietário. As principais causas da agressão são defesa de território, brincadeiras, separação de briga entre animais, durante a alimentação ou até mesmo por mexer em algum pertence do animal.

De acordo com o veterinário Denilson Vargas da Silva, sempre que ocorrer uma mordedura é importante procurar uma unidade de saúde para atendimento. Esse cuidado minimiza as chances de desenvolver a doença: desde 2006, o município de Itajaí não registra casos de raiva humana e em animais.

“É importante ainda evitar o contato com animais desconhecidos, com animais silvestres e morcegos, além de vacinar os animais domésticos contra raiva anualmente. Nos animais domésticos a mudança de comportamento é um dos sinais da raiva”, explica.

É dever do cidadão:
Procurar sempre o serviço de saúde, no caso de agressão por animais.
Manter seu animal em observação quando ele agredir uma pessoa.
Vacinar anualmente seus animais contra a raiva.
Não deixar o animal solto na rua e usar coleira/guia no cão ao sair.
Notificar a existência de animais errantes nas vizinhanças de seu domicílio.
Informar o comportamento anormal de animais, sejam eles agressores ou não.
Informar a existência de morcegos de qualquer espécie em horários e locais não habituais (voando baixo, durante o dia, caídos...).

Evite:
Tocar em animais estranhos, feridos e doentes.
Perturbar animais quando estiverem comendo, bebendo ou dormindo.
Separar animais que estejam brigando.
Entrar em grutas ou furnas e tocar em qualquer tipo de morcego (vivo ou morto).
Criar animais silvestres ou tirá-los de seu "habitat" natural.
O contato com saliva de animais doentes, através de mordeduras, arranhões ou lambeduras.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS