sexta, 29 de março de 2024
Geral
23/08/2018 | 15:53

Evento da CDL debate suicídio entre jovens em Balneário Camboriú

O que fazer quando a relação com nossos filhos adolescentes parece estar em crise? Como ajudá-los a não serem controlados pelo ambiente ou conflitos internos? Como criar conexão com nossos jovens? Um evento especial organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú – através da CDL Jovem e CDL Mulher – irá reunir diferentes profissionais da medicina, psicologia e pedagogia para buscar respostas a algumas destas perguntas e conhecer as principais dores dos adolescentes da atualidade. O evento – gratuito e aberto ao público – será no próximo dia 3 de setembro, às 19h, no auditório da Univali de Balneário Camboriú.

Dados recentes divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que o índice de suicídios cresceu entre 2011 e 2015 no Brasil. Segundo a pasta, esta é a quarta maior causa de mortes entre jovens de 15 e 29 anos. Em 2011, foram 10.490 mortes: 5,3 a cada 100 mil habitantes. Já em 2015 o número chegou a 11.736: 5,7 a cada 100 mil brasileiros, segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Os homens são os que apresentam as maiores taxas de mortalidade, 79% do total.

Com o objetivo de abordar causas e debater ideias de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo da CDL terá início com a palestra “As Dores do Adolescente”, da coach pedagógica Sandra Tomio, que falará sobre o que vem interferindo na concepção de felicidade dos jovens. “Trata-se de um tema extremamente atual que vem preocupando pais, professores e instituições de toda a região. Queremos trazer mais informações à sociedade e enriquecer o debate”, observa a diretora institucional da CDL de Balneário Camboriú e coordenadora da CDL Mulher, Luciene Cristine Vieira.

Na mesma noite, o evento ainda trará um talk show com a participação de profissionais de diferentes área para falar sobre o tema: o sociólogo e professor de Direito da Univali, Carlos Eduardo Bastos, que desenvolveu uma pesquisa sobre suicídio em Balneário Camboriú; a pediatra e nutróloga Daniela Longui; que falará sobre a importância de uma alimentação equilibrada nesta fase da vida; o psicólogo e professor do curso de Psicologia da Univali, Eduardo José Legal; que abordará questões relativas a tratamento e estratégias de prevenção e de promoção à saúde; o coordenador e voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Balneário Camboriú, José de Arimatea; e o médico psiquiatra Mário João Bisi Junior, que desenvolve um longo trabalho focado no tema. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.

No sábado, dia 1º de setembro, a CDL também será uma das apoiadoras da caminhada organizada pela Prefeitura de Balneário Camboriú, com a proposta de disseminar a prevenção ao suicídio. A concentração para a caminhada terá início às 9h, na Avenida Atlântica (esquina com a rua 2000), com saída às 9h30 em direção à Praça Almirante Tamandaré, onde ocorrerá o lançamento do programa Abraço à Vida. A programação inclui show musicais, atividades de lazer e recreação infantil.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS