quinta, 28 de março de 2024
Geral
22/08/2018 | 09:38

Porto Belo passa a oferecer exames para diagnóstico do câncer de pele

O Município de Porto Belo através da Secretaria de Saúde já está apto a realizar exames de dermatoscopia, que pode diagnosticar o câncer de pele. O dermatoscópio foi disponibilizado através do programa de telemedicina do Governo do Estado e já está instalado no Centro de Atenção Especializado em Saúde (Caes) da cidade.

A secretária de saúde Jainara Nordio explica que o aparelho permite avaliar lesões pigmentadas da pele, podendo distinguir entre lesões benignas suspeitas ou altamente suspeitas de melanoma, além do diagnóstico de psoríase, eczema e outros.

"O exame preventivo tem precisão de diagnóstico de até 97% de acerto, preservando o paciente de cirurgias desnecessárias. Também levamos em consideração nossas maiores possibilidades de diagnosticar lesões ainda em fase inicial, aumentando as chances de cura" - explica.

O dermatoscópio aumenta a imagem em 10 a 70 vezes com um microscópio e gera imagens que são arquivadas em computador.

O prefeito Emerson Stein esteve no CAES e pôde entender como funciona o aparelho. "Este é um grande passo para a saúde pública do Município. Sabemos o quanto é importante o diagnóstico precoce e esperamos assim poder contribuir consideravelmente no tratamento de nossos pacientes" - diz o prefeito.

Os encaminhamentos para a realização do exame é feito através das Unidades de Saúde dos bairros, onde é feito o primeiro atendimento ao paciente. Os exames são realizados pela enfermeira Michelle Sant Ana e a técnica em enfermagem Adriana Braga.

 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS