quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/08/2018 | 17:23

BC: Unidades de Saúde abrirão neste sábado no Dia D da Vacinação contra Sarampo e Poliomielite

Neste sábado (18), é dia de proteger as crianças contra o sarampo e a poliomielite. Todas as Unidades Básicas de Saúde de Balneário Camboriú estarão abertas das 8h às 17h durante o “Dia D” da campanha Nacional de vacinação. Além disso, a partir das 10h, haverá vacinação no Shopping Atlântico (segundo piso – ao lado do Buga Park), e no Bairro dos Municípios serão montados postos volantes na Rua Brusque esquina com a 5ª Avenida e na Rua Canelinha esquina com a 5ª Avenida. O Zé e a Maria Gotinha irão percorrer as unidades de saúde convidando as crianças para se vacinarem. Até esta quarta-feira (16), foram aplicadas 2.785 doses das vacinas. A meta é imunizar 5.175 crianças na cidade.

O Posto Central terá programação especial, que vai além da vacinação. “Vamos aproveitar o sábado, que a população tem mais tempo livre, para ofertar diversos serviços de saúde e fazer a fila andar em algumas especialidades, como ultrassom, endocrinologia e ginecologia”, falou a secretária de Saúde, Andressa Hadad.

Também das 8h às 17h, no Posto Central, serão feitos 140 exames preventivos já agendados; testagem rápida livre demanda; ultrassom ecológico para gestantes; atendimentos multiprofissionais com fisioterapia (auriculoterapia); psicologia (oficina de saúde mental); orientações de educação em saúde como prevenção de acidentes domésticos na infância; Jogos Educativos de Combate ao Aedes Aegypti; mostra de animais peçonhentos; dicas sobre amamentação; verificação de sinais vitais; grupo de psicoterapia “Autoestima”, Cãoterapia, Odontomóvel e teste oftalmológicos. Também haverá atividades recreativas como zumba, tenda de chás, Cinema – CAPS II e pintura de rosto.

No Centro de Diagnose haverá mutirão de ultrassom obstétrico, ultrassom transvaginal e eletroencefalograma (já agendados); no Laboratório Municipal serão feitos exames preventivos e exames de sangue já agendados. O Setor de Regulação também trabalhará no agendamento de exames como ultrassom colonoscopia, proctologia e oftalmologia. “Por isso pedimos para a população atender os telefones, porque ligaremos para agendar os exames”, orientou a secretária. Também no sábado, alunos do Curso de Arquitetura da Univali estarão no CAPS II, avaliando o local para realizar projeto de humanização dos espaços.

No Núcleo de Atenção à Mulher (NAM), serão feitos exames preventivos, testes rápidos, consultas com endocrinologistas, ginecologistas e atividades do grupo de psicoterapia “Autoestima”.

CAMPANHA DA VACINAÇÃO

A campanha é voltada para crianças de um ano a menores de cinco anos, incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente. Adultos com até 49 anos também podem se imunizar contra o sarampo.

Números da Vacinação (até 15/08):

POLIOMIELITE: 1.434 doses – 27.71%
SARAMPO: 1.351 doses - 26.11%


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS