sexta, 19 de abril de 2024
Geral
16/08/2018 | 17:22

Itajaí: Dia D de vacinação contra a poliomielite e o sarampo é neste sábado (18)

Neste sábado (18), todas as unidades de saúde de Itajaí vão abrir as portas para o Dia D de mobilização da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Os postos ficarão abertos das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, para vacinar crianças de um ano a menores de cinco anos, mesmo aquelas que já tenham sido vacinadas anteriormente. Para se vacinar basta levar a caderneta de vacina ou um documento de identificação.

> Leia mais notícias sobre Saúde

A campanha de vacinação começou no dia 06 e segue até 31 de agosto com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal dos municípios. O Ministério da Saúde convocou mais de 11 milhões de crianças em todo país para se vacinar contra a pólio e o sarampo, porém 84% do público-alvo ainda não compareceram a uma unidade de saúde. No Estado, a meta é vacinar pelo menos 95% do total de 339.800 crianças.

Em Itajaí, até quarta-feira (15), foram aplicadas 6.579 doses, sendo 3.349 contra a poliomielite e 3.230 com o sarampo. O quantitativo corresponde a cerca de 30% da meta do município, que é vacinar 11.142 crianças da faixa etária alvo da campanha.

Vacinação minimiza o adoecimento

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância dos pais levarem os filhos para fazer a imunização nas unidades. Jovens e adultos que não tenham se vacinado anteriormente também podem aproveitar o Dia D para atualizar a caderneta.

“A campanha é uma oportunidade importante para que as famílias fiquem protegidas e não tenhamos a reintrodução da pólio e do sarampo no Estado. Todas as crianças de um ano a menores de cinco anos devem se vacinar, pois assim criamos uma barreira sanitária e minimizamos o risco de adoecimento, captando também aqueles que não foram vacinados ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação”, explica a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Sandra Ávila.

Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

“Estamos fazendo um monitoramento diário dos índices da campanha e a busca ativa das crianças que precisam se vacinar para atingirmos 95% de cobertura vacinal no município. Reforçamos a importância de fazer a vacinação, pois muitos pais ainda não levaram seus filhos a uma unidade de saúde”, destaca o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina.

Brinquedos e personagens no Dia D

Durante o Dia D de vacinação, neste sábado, várias unidades de saúde contarão com uma programação especial para receber as crianças. O Rotary Club de Itajaí Porta do Vale participará da campanha na unidade do Rio Bonito ofertando brinquedos e guloseimas para os pequenos que forem se vacinar.

A Unidade de Saúde Santa Regina também irá contar com atividades e brinquedos para as crianças. Outra atração do Dia D é o personagem Zé Gotinha, que visitará as unidades de saúde do município para interagir com as crianças.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS