sexta, 29 de março de 2024
Geral
15/08/2018 | 18:13

Itajaí: Abertas as inscrições para o programa Selo Verde

Uma iniciativa inovadora para destacar as ações sustentáveis no município de Itajaí. O Selo Verde foi lançado nesta quarta-feira (15) para certificar as iniciativas sustentáveis nas áreas de comunicação, consultorias, atitudes, projetos, embarcações e construções. A primeira etapa contemplará a categoria Engenharia Civil. As inscrições devem ser feitas no site da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) de 16 de agosto a 1º de outubro, pelo famai.itajai.sc.gov.br/cadastro-selo-verde.

“Itajaí está firmando, com a criação deste Selo Verde, mais um compromisso com a sustentabilidade. A certificação incentivará ações e práticas que nos comprometemos com a Campanha Mares Limpos e a Itajaí Lixo Zero”, ressalta o superintendente da Famai, Victor Silvestre.

Nesta primeira edição será contemplada a categoria Engenharia Civil – empreendimentos e projetos. Serão avaliados o licenciamento ambiental; redução no consumo de energia elétrica e água; gerenciamento de resíduos sólidos; tratamentos de efluentes; sensibilização para os moradores em relação à sustentabilidade; e área verde e permeável.

O projeto com a maior pontuação receberá o “Selo Verde Destaque”. Os demais participantes que atingirem mais de 60 pontos receberão o “Selo Verde”. A certificação será válida por dois anos para empreendimentos e de um ano para projeto.

A ideia do município é estimular o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do reconhecimento de entidades públicas, empresas e organizações que realizam práticas socioambientais.

“O Selo Verde vem a somar com o Selo Social, que são permeadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nós sabemos que a solução dos problemas que o mundo está nos movimentos sustentáveis”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Podem participar da certificação entidades da administração indireta, organizações privadas com fins lucrativos e organizações da sociedade civil. A comissão julgadora do Selo Verde será formada pela Associação Empresarial de Itajaí (ACII), OAB Subseção Itajaí; Observatório Social de Itajaí (OSI); Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itajaí (CDL); e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA).


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS