sexta, 19 de abril de 2024
Geral
09/08/2018 | 10:21

Grupo Metal Brasil faz o show principal desta quinta no ITAJAZZ Grandes Encontros

O Grupo Metal Brasil - Septeto Instrumental de Música Brasileira, de Florianópolis, é a atração principal desta quinta (09), no ITAJAZZ – Grandes Encontros, em Itajaí. Na sua 23ª edição, o ITAJAZZ presta homenagem ao seu idealizador, o músico Arnou De Melo. A Mostra de Jazz e Música Popular e Instrumental Brasileira segue até sexta, 10 de agosto, a partir das 21 horas, no Mercado Público de Itajaí, com abertura da Banda Itajazz, Show Convidado, e Jam Session. A Entrada Solidária é um quilo de alimento para o Projeto FOME de QUÊ.

O Grupo Metal Brasil é formado por Fidel Piñero (Trompete); Ney Platt (Sax Alto); Felipe Moritz (Sax Tenor/Flauta); Marco Aurélio Martins (Trombone); Cassio Moura (Guitarra); Tiê Pereira (Baixo); e Rodrigo Paiva (Bateria). Com um repertório de música instrumental brasileira, o Metal Brasil trará ao palco participações especiais de músicos da região.

Na sexta (10), o multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo e o jovem violonista, guitarrista e compositor, Cainã Cavalcante, trazem temas compostos para cordas.Rafael Petry Quarteto foi a atração de terça (07), e Ozeias Rodrigues Trio participou na quarta (08).

Primeiro evento do gênero em Itajaí e um dos primeiro de Santa Catarina, o Itajazz promove Grandes Encontros. A Banda Itajazz, que fará os shows de abertura da Mostra, preparou um repertório especial para as quatro noites. “Sob a direção musical do Arnou, selecionamos temas que marcaram a trajetória do evento e composições do homenageado. A cada noite um novo repertório num grande encontro de música e amizade”, relata Peninha, coordenador do Itajazz.

A Banda Itajazz formada por Peninha – bateria; Arnou De Melo – contrabaixos; Daniel Montero - violão e guitarra; Evandro Hasse – trompete, trombone, saxofone e flauta; Rubens Azevedo - saxofone e flauta; Willian Goe – percuteria; Giovanni Sagaz – piano; e Louise Lucena – voz, também fará a abertura datradicional Jam Session, todos os dias a partir das 23 horas. Na sequência o palco fica aberto para os músicos presentes interagirem num festival de técnica e improviso.

Nosso homenageado, Arnou De Melo, é contrabaixista, compositor, arranjador e produtor musical. Formado pelo BIT - Musicians Institute de Los Angeles. É proprietário do Porta Voz Estúdio; Diretor Musical do Itajazz; Professor do Conservatório de Música Popular de Itajaí; e Coordenador do Festival de Música de Itajaí. Referência da música instrumental catarinense, Arnou De Melo completa 50 anos de carreira em 2018.

O ITAJAZZ – Grandes Encontros é patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Itajaí Prefeitura de Itajaí e APM Terminals.

Não haverá cobrança de ingresso, mas estamos solicitando, como entrada, a doação de um quilo de alimento para o Projeto FOME de QUÊ - grupo de solidariedade às pessoas em situação de rua em Itajaí.

 

GRUPO METAL BRASIL - Florianópolis

O Grupo Metal Brasil – Septeto Instrumental de Música Brasileira – foi criado em maio de 1999 pelo saxofonista Felipe Moritz. Dentre os principais objetivos do grupo, destacam-se o desenvolvimento da música brasileira a partir de uma formação instrumental; a elaboração de um repertório autoral; a prática musical a partir de uma formação combo e o desenvolvimento de arranjos específicos para a formação do grupo.

Com a presença de um significativo naipe de instrumentos de sopro, composto por dois saxofones (alto e tenor), flauta transversal, trombone e trompete, o Grupo Metal Brasil oportuniza ao ouvinte uma sonoridade diversificada, através de arranjos que exploram a diversidade timbrística e transitam por diversos gêneros e ritmos brasileiros.

Com 19 anos de existência, o Grupo Metal Brasil tornou-se uma referência musical catarinense, e vem atuando no cenário da música instrumental brasileira em teatros, festivais e eventos diversos.

Durante estas quase duas décadas de existência, destacam-se algumas participações relevantes do Grupo Metal Brasil: Festival de Jazz de Joinville – 2004; Espaço Cultural Sol da Terra – Florianópolis – Outubro/2009; Teatro do SESC Prainha – Florianópolis – Dezembro/2009; Teatro do SESC Prainha – Florianópolis – Agosto/2010; Teatro Municipal de Itajaí – Outubro/2010; Teatro Álvaro de Carvalho – XIII Ciclo de Interpretes Catarinenses – Promovido pela PRÓ-MUSICA de Florianópolis – Outubro/2010; Teatro Adolpho Mello – São José – Novembro/2010; Floripa Instrumental – 2011; Jurerê Jazz – Florianópolis – 2015; e Projeto CIC 8:30 – Grandes Encontros: Metal Brasil e Back Street Band - Teatro Ademir Rosa – Florianópolis - Abril/2018.

Experientes artistas do cenário musical catarinense integram o Metal Brasil: Fidel Piñero (Trompete); Ney Platt (Sax Alto); Felipe Moritz (Sax Tenor/Flauta); Marco Aurélio Martins (Trombone); Cassio Moura (Guitarra); Tiê Pereira (Baixo); Rodrigo Paiva (Bateria).


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS