terça, 16 de abril de 2024
Geral
07/08/2018 | 08:51

Primeiro dia de vacinação contra a poliomielite e o sarampo movimenta unidades de saúde

O primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo movimentou as unidades básicas de saúde de Itajaí, nesta segunda-feira (6). No município, a ação pretende imunizar 11.142 crianças de um ano até menores de cinco anos contra as duas doenças. O Dia D de mobilização está marcado para sábado, 18 de agosto, quando todas as unidades abrirão, das 8h às 17h, para vacinação.

A dona de casa Bruna Tramontin sabe da importância da vacinação. Por isso, nesta segunda-feira foi até a Unidade de Saúde Rio Bonito para imunizar a filha Luisa, de 3 anos, contra a polio e o sarampo. “É uma campanha que está sendo bem divulgada e é muito importante para saúde e proteção das crianças. É nossa responsabilidade como pais trazer os filhos para serem vacinados”, afirma.

Apesar de Luisa já ter feito as vacinas anteriormente, o Ministério da Saúde recomenda que todas as crianças na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos procurem uma unidade de saúde para receber um reforço.

Atenta à campanha, a operadora de máquinas, Aline Rech Muniz, aproveitou a consulta com o médico pediatra para se informar sobre a campanha de vacinação para filha Yasmin, de 2 anos. “Temos que cuidar do futuro, que são as nossas crianças. E a vacinação é muito importante para que elas não fiquem doentes”, destaca Aline.

Mais de 600 doses

Assim como no Rio Bonito, o primeiro dia da campanha foi movimentado nas 27 unidades com sala de vacina em Itajaí. Nesta segunda, foram aplicadas 334 doses da vacina contra a poliomielite e 313 doses da vacina contra o sarampo.

“Vamos fazer um monitoramento constante dos índices da campanha e desde o início faremos a busca ativa dessas crianças para atingirmos 95% de cobertura vacinal no município”, explica o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina.

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo foi lançada pelo Ministério da Saúde em função da baixa cobertura vacinal contra poliomielite em mais de 300 municípios do país. Também preocupa o aparecimento de surtos de sarampo em Roraima e no Amazonas, além de casos registrados em outros Estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. A ação segue até dia 31 de agosto.

Para participar da campanha, basta levar as crianças de um ano a menores de cinco anos até uma unidade de saúde com a caderneta de vacinação ou documento de identidade. A imunização contra a poliomielite e o sarampo também são oferecidas durante todo ano pela rede municipal de saúde.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS