sexta, 29 de março de 2024
Geral
06/08/2018 | 17:16

Gestantes participam de pintura corporal no Hospital Ruth Cardoso

O Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), em Balneário Camboriú, segue até o dia 16 de agosto com atividades relacionadas ao Mês da Amamentação - “Agosto Dourado”. Nesta segunda-feira (06), pela manhã, a fisioterapeuta Shanlley Cristina ministrou palestra sobre posicionamento e pega adequada do recém-nascido. Já à tarde, foi realizada a oficina “Arte Gestacional: Pintura corporal em Grávidas”.

Seis gestantes participaram da pintura corporal, conhecida também como Ecografia Ecológica, que consiste na pintura feita nas barrigas das gestantes, a partir do último trimestre de gestação, onde elas conseguem visualizar de forma lúdica a posição do bebê. Para isso é feita a palpação obstétrica, identificando o número de fetos, o tamanho, peso, situação e posição do bebê. Após identificada a localização e a determinação da apresentação do feto, inicia a ecografia ecológica. A pintura é realizada com tintas laváveis, atóxicas para a pele. Também são pintados o nome do bebê e outras figuras que embelezem o trabalho final.

Franciele Pereira, que está com 35 semanas de gestação, foi uma das participantes da oficina de pintura gestacional. “Achei bem interessante. Estou internada há três dias e pude participar desta atividade bem legal, me senti mais próxima do meu bebê”, contou. “Foi um momento mágico, porque a gente relaxou, tinha uma música ambiente. É uma sensação de paz, de contato com o bebê”, completou a gestante Alice Goldoni.

Participaram da oficina gestantes internadas, colaboradoras e também de fora do hospital. A atividade teve participação de enfermeiras obstetras, doulas e técnicos de enfermagem. A maioria das atividades do cronograma do “Agosto Dourado” do HMRC é aberta ao público em geral, e ainda há aquelas destinadas aos profissionais da saúde, gestantes e puérperas.

“Toda essa mobilização serve para chamar atenção sobre as políticas públicas do aleitamento materno. Queremos falar em uma linguagem que todos entendam, para abranger toda a população sobre a conscientização”, comentou a coordenadora da Maternidade e do Centro Obstétrico, Tatiana Assis.

Veja as próximas atividades:

Terça-feira (07/08): 
- 10h: Roda de conversa no alojamento conjunto: “Vivências de uma puérpera”
- 14h: Palestra “Aspectos emocionais do parto e aleitamento materno”

Quarta-feira (08/07):
- 09h: Palestra “A psicologia na interlocução com aleitamento materno”
- 14h: Palestra “Propriedades do leite”

Quinta-feira (09/08):
- 14h: Palestra “Amamentação - Mitos e Verdades”

Quinta-feira (16/08)
10h: Palestra “Benefícios do aleitamento materno para mãe e para criança”


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS