sexta, 19 de abril de 2024
Geral
01/08/2018 | 09:51

Navegantes: Pacientes do CAPS realizam primeira colheita da horta terapêutica

Cerca de um mês e meio após sua implantação, os pacientes do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS de Navegantes) realizaram a primeira colheita das verduras e legumes cultivados na Horta Terapêutica. O projeto, realizado em parceria pelas secretarias da Saúde e Agricultura de Navegantes, tem o objetivo de oportunizar um novo espaço para o tratamento dos pacientes atendidos pelo município.

De acordo com a idealizadora do projeto, a assistente social Ângela Rech, a horta serve como uma ferramenta para desenvolver aspectos emocionais, sociais, intelectuais e físicos, objetivando estimular a socialização, a autonomia, a espontaneidade, a identificação de potencialidades, o desenvolvimento de diversos aspectos, sejam eles em nível físico, intelectual, social e emocional, para que alcancem um maior nível de autonomia e independência.

“A oficina terapêutica da horta ocorre todas as terças pela manhã no CAPS e é direcionada aos pacientes inseridos no setor. Nela os pacientes trabalham com conhecimentos ligados ao cuidado com a natureza, agregando vivências e disseminando o aprendizado com a família, amigos e demais membros da comunidade”, explica a assistente social.

Já o secretário municipal de Saúde, Alcídio Reis Pera, destaca a importância de se apoiar projetos e ações inovadoras, como as que vem sendo realizadas pelo CAPS de Navegantes. “É muito gratificante acompanhar o trabalho e ver este resultado da horta terapêutica, ver as pessoas produzindo, valorizadas e se sentindo inclusas”, enfatiza o secretário.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS