sexta, 29 de março de 2024
Geral
30/07/2018 | 15:24

Balneário Camboriú avança na implantação da Rede Coletora de Esgoto

Melhorar a balneabilidade das praias e rios é uma das prioridades em Balneário Camboriú. Para isso, a Administração Municipal, por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), está executando diversas obras de rede coletora de esgoto em vários bairros da cidade. Até novembro deste ano, por exemplo, o Bairro dos Municípios terá a obra concluída.

"A orientação do prefeito Fabrício Oliveira é que Balneário Camboriú seja uma das cidades mais saneadas do Brasil e isso já está se tornando uma realidade com as diversas obras que estamos executando. Além dessas, que estão sendo feitas, estamos com projeto para levar rede de esgoto a algumas ruas da cidade que ainda não possuem e às praias do Estaleiro e Estaleirinho", comentou o diretor-geral da EMASA, Douglas Costa Beber.

Atualmente, mais de 90% da população do Município tem atendimento da rede coletora de esgoto. Para a execução das obras, que estão em andamento na cidade, foram investidos pelo Município mais de R$ 15 milhões. No Bairro dos Municípios, onde estão sendo implantados 7,5 km de rede coletora, o serviço teve um atraso devido a uma obra de drenagem, que será preciso fazer na Rua Barra Velha. Prevista para ser concluída no início do segundo semestre de 2018, a rede coletora deverá ser entregue em novembro. Até o momento no local, já foram feitos 99% da rede de esgoto, faltando apenas a construção de duas elevatórias.

Os bairros São Judas Tadeu e Barra também estão sendo beneficiados. A obra nas duas localidades já está 71% concluída. Previsto para ser entregue no começo de 2019, o serviço está adiantado. Nesses bairros serão feitos 9,2 km de rede. A EMASA solicita aos moradores desses bairros, que apenas se liguem a rede de esgoto após receberem o aviso da Autarquia Municipal.

Reivindicação dos moradores há mais de 30 anos nas praias agrestes, as obras de rede de esgoto também chegaram a localidade. A praia de Laranjeiras está ligada a rede da EMASA desde dezembro de 2017. No local, foram executados 2.880m de rede e duas elevatórias.

Já na Praia de Taquaras, será construída uma elevatória e em 45 dias será desativada a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). "O projeto para as praias do Estaleiro e Estaleirinho já está em fase final de aprovação na Caixa Econômica Federal e também estamos readequando a Licença Ambiental. Isso pronto a EMASA pode licitar a empresa para executar a obra", explicou o gerente de expansão, Vinicius de Castro Oliveira.

Em abril de 2017, foram entregues 20 km nos bairros Nova Esperança, Loteamento Shultz e Parque Bandeirantes.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS