sexta, 29 de março de 2024
Geral
25/07/2018 | 09:41

Porto de Itajaí recebe terceiro desembarque de veículos importados

O Porto de Itajaí atingiu a marca de 2.518 veículos desembarcados no cais em 46 dias, nesta terça (24). Na tarde de hoje, iniciou a operação para a descida de outros 1018 carros no berço 02. Em caráter de teste, o último automóvel deverá sair do navio argentino às 23h. O sistema utilizado é conhecido como “Roll On Roll Off”, em que os veículos são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária dentro do porto. Com a confirmação de Itajaí como rota, a possibilidade é que as cargas sejam quinzenais e com até 2.500 veículos por navio.

Esse é o terceiro desembarque no Complexo Portuário de Itajaí. Em 9 junho, o primeiro desembarque trouxe 500 veículos importados. Um mês depois, em 9 de julho, chegaram mais mil carros e, agora, outros 1019 automóveis da General Motors. Todas as operações aconteceram no berço 02 da APMT Terminals. As primeiras operações foram avaliadas com sucesso ao obter média de 104 carros desembarcados por hora, com 100% de eficiência na operação e sem o registro de avarias.

“A oportunidade de Itajaí receber o desembarque desses carros comprova a capacidade de nossos trabalhadores portuários, a eficiência de nosso porto e a importância de nossa cidade. É mais um passo para a recuperação da movimentação de cargas no nosso Porto e estes carros têm grande valor agregado afetando diretamente nossa arrecadação”, avalia o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Para o Superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles, todos os envolvidos neste modelo operacional estão de parabéns. “Com os testes da General Motors, reflexos gerarão emprego e receitas para o Município de Itajaí. Vamos nos empenhar ao máximo em todos os testes que a GM pretende realizar. Vamos brigar, no bom sentido da palavra, para que este modelo de cargas fique aqui no Complexo Portuário de Itajaí e gerem este desenvolvimento esperado”, destacou Salles.

Assim como nas duas primeiras operações, os veículos descem por uma rampa e são conduzidos até o cais público, no berço 03, e depois ao Armazém 03 onde são vistoriados pela Gerência de Operação Portuária. Após a vistoria, os veículos seguem pelo portão 2, específico para cargas especiais e não conflitarem com a movimentação de cargas de contêineres. Seguem em direção ao Recinto Alfandegado Contíguo (RAC) e no local serão carregados para os caminhões cegonheiras.

Itajaí na rota da importação de veículos

Pioneira no transporte marítimo de veículos, a GM – Chevrolet importa os modelos Cruze, Equinox, Camaro e Tracker (SUV) produzidos e embarcados no México, Estados Unidos e Argentina. A estimativa é que sejam desembarcados cinco mil automóveis por mês, de acordo com a demanda para suprir as demandas das distribuidoras no Sul e Sudeste do Brasil.

O Porto de Itajaí tem histórico associado a estas operações de cargas nas décadas de 1980, 1990 e 2000. A próxima operação teste no Porto de Itajaí deve se realizar no dia 22 de julho. Depois do terceiro desembarque, a expectativa é que a montadora oficialize o Porto de Itajaí como destino dos veículos.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS