sexta, 19 de abril de 2024
Geral
25/07/2018 | 09:39

Itajaí: Políticas públicas desenvolvidas no interior são avaliadas com líderes rurais

Ações desenvolvidas pelo Município de Itajaí foram debatidas com lideranças de comunidades da zona rural, representantes de uma população de mais de 20 mil habitantes. Após reunião realizada na semana passada, o governo se comprometeu em avaliar as novas solicitações para atender as demais demandas ligadas à infraestrutura dos agricultores e a importância da juventude nessas localidades, tema desta edição da 35ª edição da Festa do Colono. O evento rural será realizado de 26 a 29 de julho.

Durante a reunião, a Secretaria de Agricultor e Expansão Urbana apresentou as ações já realizadas. A comunidade rural também expôs suas demandas na área social, saúde, educação, segurança pública, assistência técnica e extensão rural, infraestrutura, possíveis usos do Parque do Agricultor, patrulha mecanizada e funcionamento do Centro Administrativo.

"Reuniões desse tipo são muito importantes para a administração para prestar contas e ouvir a comunidade”, ressalta Secretário da Agricultura e Expansão Urbana, César Reinhardt.

O prefeito Volnei Morastoni destacou o desejo de atender o máximo de demandas possíveis da comunidade rural. "Dentre as prioridades da nossa gestão está proporcionar as melhores condições para os moradores das comunidades rurais. Estamos unindo esforços para atender, com agilidade e eficácia, as necessidades das famílias que vivem no campo. Esse é um compromisso da nossa gestão", ressalta.

A reunião serviu também para indicar ações de realinhamento, questões fundiárias e discussões a respeito de um possível incremento orçamentário para Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana em 2019.

Obras e melhorias no interior
A secretaria de Agricultura e Expansão Urbana foi criada para desenvolver políticas públicas para as comunidades rurais e mais afastadas do centro do município. Entretanto, ela não é a única responsável pelas ações na região. Com o apoio da Agricultura e da subprefeitura do Santa Regina, as ações da Secretaria de Obras e Serviços Municipais somam mais de 600 atendimentos no interior só neste ano.

Entre as ações estão patrulha mecanizada para limpeza de 6.500 metros de ribeirões; pavimentação, drenagem, construção de galerias ou macadamização em mais de 40 ruas; 170 km de patrolas e 160 km de roçagem na estradas e retirada de 80 toneladas de lixo nas margens das estradas.

Também já foram realizadas a manutenção de ruas com lajotas, ligações de esgoto, operação tapa-buracos, conserto em meio-fio, colocação de macadame britado, capina com retroescavadeira e patrola nas beiradas das vias, limpeza de valas comunitárias e conserto de fugas e fissuras em ruas de asfalto.

Educação e Esporte
Na Rede Municipal de Ensino, mais de 2.100 alunos estão matriculados em 15 unidades das comunidades rurais de Itajaí, segundo a Secretaria de Educação. A comunidade da Paciência recebeu o primeiro polo de educação de jovens e adultos na história de Itajaí, na Escola Isolada Maria Perpétua Pereira. Já a Canhanduba é destaque com a escola sustentável e em período integral, na Escola Básica Padre José de Anchieta.

No esporte, a FMEL mantêm sete polos comunitários de futebol e judô no interior com mais de 350 crianças atendidas e seis núcleos do Programa Itajaí Ativo com 120 participantes nas comunidades rurais de Itajaí.

Destaque para a valorização das comunidades rurais
O Diagnóstico Rural Participativo ouviu os agricultores para identificar problemas e encaminhamento de soluções com a participação de mais de 450 pessoas em 14 reuniões. A secretaria de Agricultura também promove assistência técnica e extensão rural em 215 visitas a propriedades de agricultores.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) garante a qualidade dos produtos de origem animal e vegetal com 134 atendimentos em 149 visitas de fiscalização e 38 visitas e reuniões em conjunto com a Vigilância Sanitária. E a Carteira do Agricultor identificou oficialmente 160 unidades para o acesso às políticas públicas agropecuária do Município de Itajaí.  


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS