quinta, 28 de março de 2024
Geral
23/07/2018 | 10:24

Para meditar, basta fechar os olhos e pensar

Muitas pessoas acreditam que a prática da meditação irá introduzir valores espirituais em sua vida. Algumas começam a meditar simplesmente por intuírem ser uma prática que vale a pena. Outras a adotam achando que isso de algum modo vai ajudá-las a resolver seus problemas.

 

Qual é a essência da meditação? O que ocorre exatamente quando a praticamos? Com que propósito se deve meditar? Na língua japonesa, a palavra para meditação é meiso. Significa “fechar os olhos (mei) e pensar (so)”. Descreve como devemos praticar a meditação. O propósito de fechar os olhos é se isolar do mundo exterior.  A primeira coisa a fazer ao começar a meditar é nos isolarmos de todas as influências externas – e depois “pensar”.

 

Pensar, neste caso, não se refere simplesmente aos pensamentos que passam pela mente ao longo do dia, que entram e saem como ondas que rebentam na praia. O tipo de pensamento que precisamos ter durante a meditação é um pouco mais profundo, buscando atingir o nível do subconsciente. Pensar é um ato de criação. Os pensamentos se tornam a nossa vontade.

 

Meditar é explorar o “eu interior”.  Quando meditamos, puxamos as cortinas e fechamos as janelas para o mundo exterior para poder contemplar as diversas possibilidades da nossa mente. Não importa em que lugar você medita – no campo ou na cidade, em casa ou no transporte coletivo. A meditação começa no momento em que você consegue bloquear as vibrações mundanas e fica face a face com o seu “eu interior”. Explorar o “eu” dessa maneira, liberando o potencial criativo da mente, é a forma de meditar. Assim podemos buscar nosso aprimoramento e tornar nossos sonhos realidade.

 

*As reflexões desta coluna são extraídas de“O Milagre da Meditação”, do autor e líder espiritual japonêsRyuho Okawa (IRH Press do Brasil). Seus mais de 2.300 livros publicados, traduzidos para 30 idiomas, já venderam mais de 100 milhões de exemplares no mundo todo. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS