quinta, 28 de março de 2024
Geral
23/07/2018 | 09:51

BC: Grupo de Patrulhamento com Cães K9 da Guarda Municipal participa de treinamento para condução

O K9, guarnição de Patrulhamento com Cães da Guarda Municipal de Balneário Camboriú está constantemente buscando aprimoramentos para melhorar a relação entre o animal e o condutor, para oferecer cada vez mais segurança ao cidadão. Participou na quinta-feira (19) de um Curso de Condução Básica e Avançada, que utiliza a técnica NePoPo e é ministrado pelo instrutor Márcio Ferreira da Silva, do Canil Escola Malinois.

O nome da técnica remete à ``Negativo, Positivo, Positivo``, de onde vem o nome NePoPo. Segundo o instrutor, os principais canis do mundo utilizam essa metodologia para educar seus cães. ‘’Esta técnica permite que o cão trabalhe por si mesmo, sabendo desenvolver o exercício com autonomia e por gostar de fazê-lo. Antigamente, o cão realizava o trabalho de maneira forçada utilizando a guia do condutor’’, explica Márcio. A comida é utilizada como forma de recompensa toda vez que o cachorro completa o exercício da maneira correta. Caso contrário, ficará sem recompensa até aprender o método correto.

O foco do curso é trabalhar os comportamentos de obediência básicos e avançados, como deitar, sentar, ficar, juntar e outros. Desta maneira, o cão e condutor criam uma relação entre eles para que saibam trabalhar em conjunto em qualquer circunstância. Para auxiliar e acelerar o treinamento, a técnica também utiliza o colar eletrônico. O equipamento pode ser confundido com um colar de choque, porém não funciona como algo agressivo ao cachorro. ``Para quem já utilizou um equipamento de eletroterapia em alguma sessão de fisioterapia, funciona da mesma maneira. O nível do estímulo é ajustado de maneira que ofereça apenas um leve desconforto para que o cão entenda sua ação como algo negativo. Muitas vezes, usar um colar fino ou enforcador pode ser bem mais agressivo`` ressalta o instrutor.

‘’O curso que estamos realizando será utilizado para desenvolvermos um cronograma e uma metodologia de treinamentos para nossos cães. Com isso teremos treinamentos diários utilizando as técnicas mais atualizadas para a condução operacional dos animais’’, explica o supervisor da guarnição K9, Gustavo Belz. Esse treinamento faz parte da série de capacitações proporcionadas durante esta gestão, visando transformar o município em uma referência na segurança municipal.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS