sexta, 29 de março de 2024
Geral
20/07/2018 | 10:36

Ligações para o CVV são gratuitas em todo o Brasil

No último dia 1º de julho, o número do CVV, 188, passou a ser gratuito em todo o território nacional, integrando os últimos quatro estados à rede 188, sendo eles: Bahia, Maranhão, Pará e Paraná. Em Santa Catarina e consequentemente Itajaí, as ligações a este número se tornaram gratuitas ao final do mês de setembro de 2017. O Centro de Valorização da Vida, conhecido como CVV, é uma associação civil sem fins lucrativos que realiza apoio emocional e serviço de prevenção ao suicídio.
Todo o serviço do CVV é realizado de forma voluntária, em completo sigilo. O aconselhamento pode ser feito pelo número 188, por e-mail, chat e também de forma presencial, dependendo se a cidade possui uma sede que ofereça o serviço. O atendimento por telefone, e-mail e chat é realizado 24h por dia. Em Itajaí, o presencial pode ser feito de segunda a sexta, das 7h às 11h, na Rua Alfredo Trompowski, 601, bairro Vila Operária. Em Balneário Camboriú, o atendimento acontece na Rua 1822, 614, bairro Centro, das 7h às 11h. Ao todo são 14 cidades catarinenses que realizam aconselhamento presencial. A lista das cidades por ser acessada pelo link www.cvv.org.br/postos-de-atendimento/.
Em abril deste ano, o posto do CVV em Itajaí fez uma média de 1.100 atendimentos englobando ligações (188), atendimentos presenciais e por e-mail. O posto de Balneário Camboriú atende diariamente uma média de 600 ligações. No território nacional é registrado uma média diária de 8.500 ligações.
“O CVV acolhe todos que buscam apoio emocional ofertando o serviço de escuta atenta, onde a pessoa que necessita tem a possibilidade de conversar sobre seus sofrimentos de forma confidencial e sigilosa, sem ser questionada, com respeito e compreensão”, afirma Alessandro Lima Pereira, coordenador de divulgação do CVV Itajaí.
 
Seja voluntário nos atendimentos
Para ser voluntário do CVV a pessoa necessita ser maior de 18 anos e dispor de no mínimo 4 horas para se dedicar aos plantões. Não é necessário nenhum conhecimento prévio ou formação, apenas o sentimento de compaixão com o próximo.
“Dessa forma, ocorre regularmente o Programa de Seleção de Voluntários onde é apresentada a proposta de trabalho do CVV, englobando um curso onde o candidato é capacitado a ofertar a escuta atenta, acolhedora, compreensiva, sem julgamentos ou direcionamentos”, afirma Alessandro.
No mês de setembro será ministrado um novo programa de seleção, informações complementares podem ser fornecidas enviando e-mail para itajai@cvv.org.br ou pelo site www.cvv.org.br.
 
Prevenção do suicídio em Itajaí
No nosso município, o vereador Edson Lapa desenvolveu o projeto de lei ordinária 60/2018. A lei “dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação de placas ou cartazes sobre prevenção ao suicídio na forma que especifica, e dá outras providências.’’ Ainda em tramitação na Câmara, se aprovada, as instituições de ensino superior e médio de Itajaí, tanto públicos como privados, assim como hospitais e clínicas, ficarão obrigados a afixar em local visível, placa ou cartaz, com informações sobre o auxílio preventivo ao suicídio prestado pela CVV.
O cartaz/placa deverá conter: o telefone do CVV (188); o site www.cvv.org.br; informar que o atendimento é realizado 24 horas; e a indicação do Centro de Atendimento Psicossocial para mais informações e o respectivo telefone (47) 3249-5500.
 
Dados oficiais
Segundo a Organização Mundial de Saúde, 90% dos casos de tentativa de óbitos por suicídio podem ser prevenidos. O acesso à informação e educação é uma das medidas preventivas. É preciso deixar de ter medo de comentar sobre o assunto, derrubar esses tabus e compartilhar situações e informações sobre o tema para que aqueles que pensam em suicídio tenham uma válvula de escape, um espaço para desabafar. 
Em setembro de 2017, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou os números de tentativas e de óbitos por suicídio em Santa Catarina. Em 2016, 2.990 tentativas foram registradas, com 603 óbitos por suicídio. Em 2015, o número de tentativas foi de 2.909, com 598 mortes.
Estudo epidemiológico divulgado no ano de 2016, baseados em dados de 1996 a 2012 do Ministério da Saúde (Datasus) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), relatou na macrorregião do Vale do Itajaí a ocorrência de 1.267 suicídios, média de 8.8 suicídios por 100 mil habitantes. Números que dão à região a segunda maior média do Estado, ficando atrás apenas do Grande Oeste. O estudo completo pode ser acessado no link https://goo.gl/w11P8Z.
 
Setembro Amarelo
Outra forma de ajudar essas pessoas foi a criação do Setembro Amarelo, que ocorre desde 2015. Durante a ação, locais públicos e privados costumam colocar faixas e feixes de luz de cor amarela em frente as empresas e prédios públicos, além da ampla divulgação de informações sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito desta realidade.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS