quinta, 28 de março de 2024
Geral
20/07/2018 | 10:35

Pequeno Anjo: Um trabalho de amor em prol da comunidade

Por Matheus Petter
 
 
É frequente que no inverno as pessoas fiquem com resfriados, gripes e outras doenças. Nesta época, as doenças respiratórias agudas - influenza, broncopneumonia e bonquiolite - são as mais frequentes. Por conta do inverno e da socialização das crianças no período escolar, aumenta o número de atendimentos no Hospital Universitário Pequeno Anjo (Hupa), principalmente em bebês e crianças nos primeiros anos de vida. O local é a única unidade hospitalar referência para atendimento pediátrico da região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).
Atualmente o hospital mantém uma média de 45 a 50 crianças internadas em diferentes alas. O Hupa possui uma ala que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que equivale a 80% dos atendimentos. Planos de saúde e clientes particulares contabilizam 18% e 2% dos atendimentos, respectivamente. O hospital ainda possui UTI que é regulada em nível estadual, tendo monitoramento diário sobre os leitos ocupados para que haja uma maior e melhor administração na demanda desses leitos no Estado de Santa Catarina.
Além de atendimentos corriqueiros, o hospital possui uma ampla estrutura e trata outras enfermidades e infecções, como gastroenterite, nefropatias e infecções de maneira geral, a exemplo da apendicite, além de traumas ortopédicos e neurológicos, entre outras patologias. 
 
Aumentam atendimentos
De janeiro a maio deste ano o Hupa atendeu mais de 25 mil crianças, volume este 33% maior que no mesmo período do ano passado. O aumento pode ser explicado tanto pelo clima instável quanto, pelo grande número de cidades da região que o hospital atende, de Penha a Bombinhas, no litoral; e Luís Alves a Brusque, no interior do Estado. Na época de alta temporada, o hospital também possui uma grande demanda, atendendo inclusive turistas do Chile, Argentina e Uruguai.
Para manter o funcionamento do hospital, o município de Itajaí repassa mensalmente R$ 204 mil, usado para compra de medicamentos, equipamentos e materiais hospitalares. Quanto aos demais municípios que o hospital atende, no ano de 2013 e 2014 alguns municípios da Amfri ajudaram o Pequeno Anjo, mas depois disso, embora a administração realizasse um movimento junto a Associação e secretários de saúde da região, nada se concretizou.
Quem também ajuda o Hospital Pequeno Anjo a manter os atendimentos é a Associação das Voluntárias pela Infância Saudável (Avisa). Criada em setembro de 2002, ano que a Univali passou a administrar o hospital, a Avisa é uma organização da sociedade civil de interesse público e tem o objetivo de captar recursos para investir no Hupa, por meio de quatro programas. O Programa Estruturação Hospitalar concentra investimentos de maior valor e se propõe a manter a boa estrutura da parte física do hospital, além de fazer projetos de reforma da UTI, da farmácia, do pronto socorro, dentre outros setores.
As famílias dos pacientes são beneficiadas pelo Programa Família Participante, que ajuda o cuidador (pais, avós, tios) durante todo o período de internação da criança, com suprimento de roupas, artigos de higiene pessoal e, em muitos casos, com o fornecimento dos passes de ônibus para que os familiares possam se deslocar da casa até o hospital. A Avisa também mantém todos os pais que têm crianças internadas na UTI, caso haja necessidade, em uma entidade no bairro Fazenda, em Itajaí, onde o membro familiar pernoita e pode ver o seu filho durante a semana, nos horários autorizados.
Tem ainda o Programa Eventos Solidários, no qual um grupo interno de 206 colaboradores promove o Natal e Páscoa aos funcionários, pais e às crianças. Na semana da criança também é feito uma interação com lanche especial e entrega de brinquedos. Este grupo de voluntários busca ações – jantares beneficentes, trotes solidários, arrecadação de alimentos, parcerias com o Rotary/Lions – que possam ser revertidas em recursos à compra de equipamentos, materiais hospitalares e medicamentos.
O Programa Estruturação Avisa, por sua vez, busca manter os arquivos, campanhas, reuniões, toda a documentação da entidade aberta à comunidade, para que ela se mobilize em ajudar o hospital.
“O feedback de todos esses programas tem sido muito bom. As pessoas gostam de doar para o Hospital Pequeno Anjo. A comunidade reconhece todo o nosso trabalho e vemos que é um grande estímulo da comunidade em nos ajudar”, afirma Attela Provesi, diretora administrativa do Hupa. Até o momento, a Avisa já realizou dois jantares beneficentes, o trote solidário com os calouros da Univali e campanhas de doação de cobertores. Na próxima semana, dia 28 e 29, a associação participará do Arraiá do Bem, que acontece no Balneário Shopping, das 15h às 22h.
Apesar de toda a ajuda da comunidade, que tem sido fundamental, o hospital apresenta resultados negativos ao final do ano, que são pagos pela Univali anualmente, logo o hospital não possui dívidas pendentes. Mas é difícil equilibrar as receitas e as despesas durante o ano.
 
Outras ações
Ainda este ano a Avisa organizará um show beneficente, com quatro cantores, mas ainda não está concluído. Farão o jantar natalino, o estacionamento solidário, com a Estapar, e também o trote solidário do segundo semestre, com os calouros da Univali. “É uma ação permanente, contínua, é uma corrente do bem, uma sensibilização da comunidade. Hoje qualquer pessoa pode conhecer as demandas, o hospital, se aproximar dos colaboradores e ajudar o Pequeno Anjo”, finaliza Attela.
A Avisa possui também a campanha do 0800, na qual um grupo de operadoras telefonam para as residências convidando as pessoas a doarem qualquer quantia que será cobrada na conta de telefone ou de energia elétrica. Quem tiver interesse em doar voluntariamente ao Hospital Pequeno Anjo pode ligar no número 0800 644 2722.•

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS