quinta, 28 de março de 2024
Geral
13/07/2018 | 16:59

Acadêmica e docente de Psicologia criam “Baralho Infantil da Hospitalização”

Se enfrentar o ambiente hospitalar é tarefa difícil para muitos adultos, imagina para as crianças. Foi pensando em oferecer uma ferramenta lúdica de auxílio para crianças inseridas no contexto hospitalar ou que serão hospitalizadas para este enfrentamento que a acadêmica Olívia Entrebato Krüger e a professora Camilla Volpato Broering, do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), criaram o "Baralho Infantil da Hospitalização: pensamentos diferentes para situações difíceis".

A ideia de desenvolver o baralho surgiu durante o mestrado de Camilla, quando atuou durante um período no Hospital Pequeno Anjo. A proposta foi colocada em prática recentemente, quando a professora compartilhou com um grupo do Estágio Básico sua intenção. Olívia integrava o grupo e abraçou o projeto. Ela desenvolveu as primeiras cartas e operacionalizou a ferramenta durante o estágio. Juntas elas fizeram adequações, a docente publicou o trabalho e enviou à Sinopsys Editora, que desenvolveu o material e lançou a ferramenta.

O baralho é composto por 49 cartas, para ambos os gêneros, direcionado à faixa etária entre 6 e 13 anos, e pode ser expandido para outras faixas etárias de acordo com a habilidade do terapeuta em apresentá-lo e em explicar a forma de manuseio. Com a ajuda do recurso, o terapeuta poderá identificar disfuncionalidades de crença, pensamento e comportamento para, assim, intervir de forma a orientar a criança na construção de estratégias de enfrentamento frente ao processo de hospitalização. Apesar de ter uma estrutura de aplicação sistemática e um embasamento teórico pela abordagem cognitivo-comportamental, o baralho permite flexibilidade diante das necessidades de cada profissional e de cada caso atendido, proporcionando uma utilização livre diante da demanda levantada pela criança, independente da orientação teórica que fundamenta o trabalho do psicólogo.

O "Baralho Infantil da Hospitalização" está disponível para compra pelo site www.sinopsyseditora.com.br, ou pode ser adquirido  com a professora Camilla pelo e-mail millavolbro@hotmail.com e com acadêmica  Olívia,  pelo e-mail oliviaentrebato@gmail.com


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS