sexta, 29 de março de 2024
Geral
13/07/2018 | 15:20

Mês de conscientização do câncer ginecológico é um alerta para a saúde das mulheres

O câncer de mama afeta milhares de mulheres todos os anos em nível mundial. Apesar disso, há outras doenças cancerígenas que também necessitam da atenção e cuidado do público feminino. Durante todo este mês, os cânceres ginecológicos são lembrados com mais importância para enaltecer a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce para a eficácia do tratamento clínico. Câncer de ovário, câncer do endométrio, câncer do colo do útero, câncer vaginal e câncer de vulva são os cinco tipos ginecológicos que muitas mulheres ainda desconhecem, mas que precisam ser lembrados. Para explicar sobre o assunto, o ginecologista do Hospital Marieta, Dr. Lírio Eing, esclarece as principais dúvidas sobre o câncer ginecológico e quais os cuidados essenciais para a saúde das mulheres.

 

Converse com seu médico ou alguém de confiança:muitas mulheres não se sentem à vontade para falar sobre doenças que envolvam a parte íntima feminina. O medo e a vergonha podem acarretar em um diagnóstico tardio, o que dificultaria no tratamento eficaz de uma possível doença. Conversar com seu médico ou com outras mulheres que você tem confiança podem ser essenciais quando há sinais de que algo não está funcionando normalmente. Visitar regularmente um ginecologista e ser sincera sobre possíveis sintomas podem evitar problemas maiores.

 

Esteja em dia com os procedimentos ginecológicos:o preventivo é de muita importância para a saúde da mulher, pois é o procedimento capaz de diagnosticar irregularidades uterinas. O indicado é realizar o preventivo de seis em seis meses, com um médico de sua confiança. Estar em dia com este exame será fundamental caso ocorra algum tipo de lesão. O câncer de colo de útero, por exemplo, é diagnosticado pelo preventivo. 

 

Hábitos saudáveis:sabe-se que muitas mulheres mesmo adotando um estilo de vida com exercícios físicos e alimentação saudável, podem ser acometidas com um câncer. Entretanto, ter um estilo de vida saudável será sempre benéfico para o seu organismo. Os exames clínicos, como o preventivo, são as melhores formas para garantir o diagnóstico precoce, porém, aliar isto a uma vida saudável só trará benefícios para a sua vida.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS