quinta, 28 de março de 2024
Geral
12/07/2018 | 09:25

Curso de costura capacita moradores para o mercado de trabalho em Camboriú

Pregar zíper, costurar barra de calça, fazer as próprias peças de roupas. A rotina de Terezinha Narciza, de 41 anos, mudou consideravelmente nos últimos meses. A moradora, do bairro Areias, ficou desempregada e teve que deixar de lado as atribuições de recepcionista. Em busca de novos conhecimentos, se inscreveu para o curso de Corte e Costura ofertado gratuitamente pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência de Camboriú.

“A gente sempre vê uma oportunidade, não é mesmo? Posso aprender a fazer consertos, criar uma renda como costureira e me especializar”, explica. Terezinha é uma das cerca de 40 alunas que desde março participam da capacitação. Em aula, já confeccionou um casaco, camisa, saia, entre outras peças para uso próprio. “Tantos moradores, principalmente mulheres, sem renda ou com situações que os impede de trabalhar. Esse curso é uma oportunidade incrível para mudar isso, com ensinamentos ricos e horários flexíveis”.
 
Quatro turmas participam do curso de Corte e Costura. No primeiro semestre deste ano, o curso foi ofertado apenas no Centro em decorrência de reformas na Casa da Costura, que fica no bairro Monte Alegre. A qualificação é dividida em aulas teóricas e práticas sobre temas como o uso do maquinário, moldes e medidas, confecção de peças, entre outros.
 
Francisca Neuci Pontalde Manuel, uma das professoras do curso, costura há 38 anos e repassa para as alunas ensinamentos que conheceu no exercício da profissão – uma forma de reforçar os desenhos e números que estampam as páginas da apostila. “Costurar é algo tão bonito. Criei quatro filhos, sem marido, assim: costurando. A chance que os moradores estão tendo é única. Mas, infelizmente, alguns não dão valor”, compartilha.
 
A formatura das turmas deste semestre está marcada para o dia 27 de julho. O evento será realizado no auditório da Prefeitura. Para a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Andréia de Souza Machado, o curso norteia novos caminhos nas vidas das alunas. “Muitas mulheres procuravam por um recomeço. Acredito, sim, que essa qualificação irá proporcioná-las a inserção no mercado de trabalho”, declara.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS