sexta, 29 de março de 2024
Geral
06/07/2018 | 09:19

Formatura dos Bombeiros Voluntários de Balneário Camboriú será neste sábado

Neste sábado (07), a partir das 17h, será realizada a formatura da 1ª turma de Bombeiros Voluntários de Balneário Camboriú. Ao todo, 33 alunos vão se formar na Praça Almirante Tamandaré. O evento faz parte do calendário de comemorações dos 54 anos da cidade.

Os integrantes que se formarão neste sábado passaram por um curso de formação com duração de 18 meses. "Depois de formados eles têm o dever de participar de treinamentos quinzenais, estes treinamentos são baseados nas mais diversas situações, desde o atendimento do telefone até o atendimento à uma catástrofe", explicou o subcomandante dos Bombeiros Voluntários, Anderson Gutz. Os treinamentos são ministrados por profissionais das polícias, bombeiros, Defesa Civil, SAMU, biólogos, veterinários, médicos, engenheiros, radioamadores, entre outros.

Os Bombeiros Voluntários utilizarão um modelo de serviço, que já é adotado em países como Inglaterra, Canadá e Arábia Saudita, conhecido como "Bikelância", que é a primeira do país nesta configuração. "Este recurso será utilizado para prestar o primeiro atendimento a ocorrências de urgência/emergência onde os operadores deslocarão até o local enquanto a ambulância está em deslocamento. Desta forma os operadores em contato com o médico regulador do SAMU passarão as informações do estado de saúde do paciente, permitindo que o médico regulador tenha condições de decidir qual tipo de ambulância vai encaminhar para local", completou o subcomandante Gutz.

Este método de atendimento visa a otimização das viaturas de resgate, sendo que às vezes são deslocadas ambulâncias para uma determinada ocorrência que não era necessário empenhar este recurso. Com esse serviço, de Bikêlandia, de acordo com a gravidade da ocorrência os operadores poderão resolver a situação no local, sem que seja necessário empregar um veículo de emergência.

Outra vantagem deste serviço é que os operadores permanecerão em rondas preventivas divididas por setores, desta forma o tempo-resposta será muito pequeno, tendo em vista que na maioria dos casos os operadores estarão próximos do local da ocorrência e o deslocamento será rápido e curto.

Em agosto estarão abertas inscrições para uma nova turma. Os interessados podem ter mais informações na página oficial dos Bombeiros Voluntários.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS