quinta, 28 de março de 2024
Geral
22/06/2018 | 14:10

Balneário Camboriú: Secretaria de Educação receberá doação de computadores e projetores

No início deste ano, a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú firmou parceria com a Associação Nova Escola, organização sem fins lucrativos que tem como missão transformar a educação brasileira por meio de conteúdos e serviços para professores e gestores. Nesta semana, Balneário Camboriú foi selecionada pela Nova Escola para receber 129 computadores e 43 projetores, que serão distribuídos nos 44 Centros de Educação Municipal.

“Ficamos muito felizes com a notícia. Os computadores e projetores chegarão no fim de julho e serão distribuídos nos laboratórios de informática das 44 escolas municipais. Será um incentivo muito importante para o aprendizado dos nossos alunos”, contou a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba.

Por meio da parceria, a Nova Escola está realizando, gratuitamente, formação com os professores da Rede Municipal e disponibilizando diferentes planos de aula por meio do Programa de Desenvolvimento Colaborativo (PDC). Balneário Camboriú foi selecionada através de processo seletivo, que reuniu municípios de todo país. A cidade ficou em 6º lugar e é a única representante do sul do Brasil contemplada pelo programa.

Os Planos de Aula são uma parceria entre a Associação Nova Escola e o Google, todos estruturados e alinhados à Base Nacional Comum Curricular. São 6 mil planos de aula multimídia, de todas as disciplinas, da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. O material traz estratégias claras de como ensinar os conteúdos previstos no currículo para estudantes em diferentes níveis de aprendizagem, dicas e orientações para o professor aplicar as atividades em sala de aula, além de vídeos e sugestões de exercícios e avaliação.

O Programa de Desenvolvimento Colaborativo dividiu a Rede Municipal de Balneário Camboriú em dois grandes grupos para realização das formações: o de linguagem matemática e o de linguagem portuguesa, inglesa e de ciências, cada um deles contemplando diferentes escolas. Além das formações, os professores recebem planos de aula que podem ser escolhidos por eles para serem aplicados de acordo com a realidade de cada grupo escolar e com o conteúdo que será ministrado nas aulas. “Somente de matemática são 1500 planos de aula diferentes, disponibilizados aos professores”, conta a coordenadora dos professores de 1º, 2º e 3º anos, Izabel Bertholde Cunha.

A próxima etapa do programa será em agosto com as disciplinas de história e geografia. Além disso, o programa realiza encontros focais com os professores e iniciou um diagnóstico da matemática da Rede Municipal de Ensino, que será apresentado no fim do ano com a análise pré e pós aplicação do projeto nas escolas.

A Associação Nova Escola foi criada em 2015 com o apoio de sua mantenedora, a Fundação Lemann. Desde então, publica as revistas e sites Nova Escola e Gestão Escolar, as maiores e mais tradicionais publicações para educadores do país, com mais de 30 anos de história.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS