quinta, 18 de abril de 2024
Geral
18/06/2018 | 10:02

Itajaí assina Declaração de Paris para reforçar a prevenção contra o HIV/AIDS

O Município de Itajaí reforçou seu compromisso com a prevenção e combate ao HIV/AIDS assinando a Declaração de Paris nesta quarta-feira (13). O ato foi durante o Congresso de Prefeitos, promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), em Florianópolis. Com a assinatura, a cidade comprometeu-se em acelerar os esforços para alcançar o fim da epidemia de AIDS até 2030.

A Declaração de Paris é resultado de uma iniciativa lançada no Dia Mundial de Luta contra a AIDS em 2014. No documento, prefeitos de todo o mundo firmaram o compromisso de acelerar a resposta para o fim da epidemia de AIDS em suas cidades.

Entre as ações propostas, está o alcance das metas 90-90-90 do United Nations Programme on HIV/AIDS (UNAIDS), que significa ter: 90% das pessoas vivendo com HIV/AIDS e conhecendo seu diagnóstico, 90% das pessoas soropositivas recebendo tratamento antirretroviral e 90% das pessoas que estão em tratamento com sua carga viral suprimida, mantendo-se saudáveis e reduzindo o risco de transmissão do HIV, além de zero discriminação.

“Itajaí já faz parte da Cooperação Interfederativa e agora assinou a Declaração de Paris com o objetivo de reforçar ainda mais as ações preventivas na cidade. É fundamental mantermos a população informada sobre o assunto e com acesso aos meios de prevenção, além de conscientizarmos sobre a importância de realizar o teste rápido e o tratamento adequado”, destaca o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Dellagiustina, que participou da assinatura da declaração.

No ano passado, o município conquistou grandes avanços em relação às gestantes e triplicou a quantidades de testes rápidos aplicados.

Prevenção e diagnóstico
Em Itajaí, são desenvolvidas diversas ações de prevenção, orientação e distribuição de insumos, preservativos masculinos e femininos e géis lubrificantes nas unidades de saúde e pontos estratégicos, como Mercado Público e terminais de ônibus. Outra medida efetiva para diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis (IST) é a realização de testes rápidos – neste ano, mais de 20 mil testes já foram aplicados no município.

A Gerência de IST/AIDS/HV da Vigilância Epidemiológica de Itajaí realiza ainda rodas de conversa e palestras de conscientização em empresas, escolas, órgãos públicos e entidades, promove capacitações para profissionais de saúde, distribui insumos e preservativos para profissionais do sexo e orienta esse público sobre ISTs e AIDS.

O Centro de Referência de Doenças Infecciosas (Ceredi) oferece também atendimento de profissionais especialistas para esses pacientes, como infectologista, pediatra, ginecologista, pneumologista, fisioterapeuta, entre outros. Além disso, distribui medicamentos antirretrovirais e oferece suporte psicológico. Atualmente, 2,3 mil pessoas soropositivas realizam tratamento mensalmente no Ceredi.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS